
Anders Vistisen, um deputado da Dinamarca, detonou o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, nesta terça (20), durante sessão do Parlamento Europeu. A manifestação ocorreu após ameaças do republicano contra a Groenlândia, território autônomo dinamarquês.
“Deixe-me colocar em palavras que talvez você entenda… Senhor Presidente, vá se f*”, disse Vistisen. Ele foi interrompido na sequência do vice-presidente do Parlamento Europeu, Nicolae Ștefănuță, que o repreendeu na Mesa Diretora.
“É contra as nossas regras. Nós temos regras claras sobre insultos, linguagem que é inapropriada para esta sala. Desculpe interromper, mas é inaceitável, mesmo que você tenha fortes sentimentos políticos sobre isso”, afirmou.
Deputado da Dinamarca xinga Trump por ameaças sobre Groenlândia em discurso no Parlamento Europeu https://t.co/elLz3vi831 #g1 pic.twitter.com/5SKIuTlsFT
— g1 (@g1) January 21, 2026
Trump voltou a fazer ameaças à Groenlândia durante discurso no Fórum Econômico Mundial, em Davos, nesta quarta (21). Ele disse que quer negociar a aquisição da ilha e que apenas os Estados Unidos teriam capacidade de garantir a segurança do território, elevando o tom contra a Europa e a OTAN.
Apesar das ameaças, o presidente americano afirmou que não pretende recorrer a uma ação militar direta. “Eu não preciso usar a força. Eu não quero usar a força. Eu não usarei a força. Tudo o que os Estados Unidos estão pedindo é um lugar chamado Groenlândia”, disse.
Em seguida, acrescentou: “Vocês podem dizer sim, e nós apreciaremos muito, ou vocês podem dizer não e nós lembraremos que uma América forte e segura significa uma Otan forte”.