VÍDEO – Vereador imita som de macaco em discussão com parlamentar negro

Atualizado em 14 de novembro de 2023 às 18:08
Sessão na Câmara de Planaltina (GO) foi interrompida por ato racista. Foto: reprodução

Na manhã desta segunda-feira (13), o vereador Professor Lincon (Cidadania) foi flagrado dirigindo-se ao colega Carlim Imperador (Pros), que é negro, emitindo sons semelhantes aos gritos de um macaco. A ação foi mostrada pelas câmeras que transmitiam a 174ª sessão ordinária da Câmara Municipal de Planaltina de Goiás, no Entorno do Distrito Federal.

Durante uma votação para um projeto local, Lincon e Carlim entraram em uma discussão acalorada, com um terceiro vereador tentando conter os ânimos, sem sucesso. Subitamente, Lincon começa a imitar um macaco, silenciando a todos os presentes.

Em resposta, Carlim Imperador expressou sua indignação, classificando a situação como “inaceitável”. O vereador destacou a lamentável atitude de Lincon, especialmente por este se autodenominar professor, proferindo insultos e gestos de cunho racial e vinculando um colega vereador negro a um macaco, tudo dentro do ambiente legislativo.

“É fundamental ressaltar que o debate e a discordância política fazem parte e devem ocorrer em um ambiente de respeito mútuo, e não como palco para ofensas pessoais e discriminatórias, especialmente aquelas relacionadas à raça”, afirmou Carlim.

O vereador prometeu tomar todas as medidas cabíveis para responsabilizar Lincon Albuquerque. Um boletim de ocorrência por injúria racial já foi registrado na Delegacia de Polícia de Planaltina de Goiás. Lincon ainda não se pronunciou sobre o incidente.

Participe de nosso canal no WhatsApp, clique neste link
Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link