VÍDEO – Vereadora do PSDB tenta intimidar morador de rua e leva invertida

Atualizado em 11 de fevereiro de 2026 às 14:03
A vereadora Talita Galhardo discutindo com um morador de rua. Foto: Divulgação

A vereadora Talita Galhardo (PSDB) está sendo detonada nas redes sociais após a circulação de um vídeo gravado por ela na Barra da Tijuca, na Zona Oeste do Rio. As imagens, divulgadas na sexta-feira (6), mostram a parlamentar discutindo com um casal em situação de rua sob uma ponte do bairro.

Integrante da Comissão de Segurança e de Defesa Civil da Câmara, Talita inicia a gravação se aproximando do casal e tenta intimidá-lo. Ao perceber que estava sendo filmada, a mulher pede: “Ah, moça, não grava, não”. A vereadora insiste: “Não, não. Eu quero saber… Vocês moram aqui? O que vocês fazem aqui?”.

O homem afirma que dorme na rua, mas nega permanecer naquele ponto específico. Ela rebate: “Ah, mas tem cama aqui. Não é lugar pra ficar, né?”. Em seguida, ela mostra uma tomada instalada no local e questiona a origem da ligação.

“Isso é daí mesmo”, responde o morador. A vereadora discorda: “Daí mesmo, não. Isso aqui é gato, né [ligação de energia clandestina]. Já recebi uma foto de celular sendo carregado aqui, vocês têm celular?”.

A parlamentar então questiona se ele deseja ir para um abrigo e afirma: “Tá vendo como você é agressivo? Por isso que as pessoas ficam com medo”. O morador responde: “A senhora é vereadora de rico (…). A senhora pensa que todo mundo que tá na rua é burro (…). [Eu estou falando contra] a pessoa que só quer atacar o oprimido”.

Veja:

Em dezembro de 2025, ela teve outra atitude absurda ao pedir que moradores do Rio não distribuíssem quentinhas a pessoas nas ruas. “Com todo respeito ao espírito natalino e à boa vontade das pessoas, de bom coração, pelo amor de Deus, não fiquem distribuindo quentinhas na rua”, declarou, ao argumentar que a prática poderia estimular a permanência nas vias públicas e dificultar o acolhimento institucional.

Entre 2021 e 2023, quando foi subprefeita de Jacarepaguá (RJ), Talita afirmou que acompanhou a realidade das casas de acolhimento. “Existem vagas sim, mas eles não querem ir para esses abrigos porque nos abrigos não se pode consumir drogas, têm horários estipulados para tudo e não pode dormir homem junto com mulher, então eles não querem seguir essas regras”, disse em vídeo publicado nas redes sociais.

Guilherme Arandas
Guilherme Arandas, 28 anos, atua como redator no DCM desde 2023. É bacharel em Jornalismo e está cursando pós-graduação em Jornalismo Contemporâneo e Digital. Grande entusiasta de cultura pop, tem uma gata chamada Lilly e frequentemente está estressado pelo Corinthians.