
Um ataque a faca na Escola Municipal Maria Nascimento Giacomazzi, em Estação, no interior do Rio Grande do Sul, na manhã desta terça-feira (8), resultou na morte de um menino de 9 anos e deixou outras duas crianças e uma professora feridas. Câmeras de segurança registraram o momento em que alunos, em pânico, foram acolhidos por uma vizinha, que os abrigou em sua casa enquanto o ataque ocorria.
O adolescente de 16 anos suspeito pelo crime foi apreendido e está sob custódia da Polícia Civil. Nas imagens, é possível ver crianças correndo desesperadas pela rua até encontrarem abrigo na casa de uma moradora local.
“Eu vi que as crianças começaram a correr no meio da rua e achei que fosse um incêndio. Todos pequenos. Levei para dentro porque fiquei com muita pena, porque choravam e me abraçavam”, relatou a mulher ao portal GZH.
A escola, que tem 152 alunos, suspendeu as aulas por tempo indeterminado, e a prefeitura montou um espaço de acolhimento com profissionais para oferecer suporte psicológico a estudantes e familiares. “Estamos com toda a nossa equipe mobilizada, prestando apoio e assistência contínua a todas as famílias e à comunidade escolar neste período”, informou a administração municipal.
O menino Vitor André Kungel Gambirazi, de 9 anos, foi atingido nas costas e não resistiu aos ferimentos. Duas meninas de 8 anos também foram esfaqueadas e encaminhadas a hospitais da região, uma já recebeu alta. A professora, de 34 anos, que tentou intervir durante o ataque, foi levada ao Hospital Santa Terezinha, em Erechim. Todos os alunos feridos cursavam o 3º ano do ensino fundamental.
De acordo com o prefeito Geverson Zimmermann (PSDB), o adolescente teria entrado na escola pela porta da frente, alegando que iria entregar um currículo. Depois, pediu para usar o banheiro e invadiu uma sala de aula, onde iniciou o ataque. Ele foi imobilizado por moradores e posteriormente apreendido pela Brigada Militar.
O jovem, que não tem antecedentes criminais, é morador de Estação, cidade com cerca de 5,5 mil habitantes, e fazia acompanhamento psiquiátrico há mais de um ano. As motivações do crime ainda estão sendo investigadas pela Polícia Civil de Getúlio Vargas, onde o suspeito está detido.
Criança morre após ataque de adolescente em escola no Rio Grande do Sul. pic.twitter.com/YIKSoEgfTt
— Zanfa II (@Zanfareserva) July 8, 2025