VÍDEO – Zambelli recebe intimação do STF um dia após pedir impeachment de Lula

Atualizado em 22 de fevereiro de 2024 às 12:44
Carla Zambelli (PL-SP), deputada federal. Foto: reprodução

Na tarde de quarta-feira (21/2), a deputada federal Carla Zambelli (PL-SP) foi surpreendida com uma intimação do Supremo Tribunal Federal (STF) enquanto estava no plenário da Câmara dos Deputados. O documento foi entregue por um oficial de Justiça um dia após a parlamentar anunciar, em coletiva de imprensa, ter coletado mais de 100 assinaturas para um pedido de impeachment do presidente Lula (PT).

“Será coincidência? Um dia depois. Tá aqui o presentinho do STF”, declarou a parlamentar bolsonarista ao assinar o recebimento da intimação.

A situação também gerou protestos de outros deputados da oposição. Rodolfo Nogueira (PL-MS) classificou o ocorrido como “absurdo” e destacou que a intimação aconteceu enquanto Zambelli coletava assinaturas para o pedido de impeachment. “Uma deputada federal intimada dentro da Câmara dos Deputados. É o fim da picada”, afirmou Nogueira ao registrar a cena.

Apesar das queixas, o Metrópoles apurou que a intimação foi despachada pelo ministro Gilmar Mendes em 14 de fevereiro, antes das declarações de Lula sobre Israel.

No documento, o ministro do STF determina que a deputada preste esclarecimentos no contexto do processo que investiga se Zambelli incorreu em porte ilegal de arma de fogo e constrangimento ilegal com emprego de arma de fogo, em um episódio ocorrido em outubro de 2022, em São Paulo, um dia antes do segundo turno das eleições presidenciais, em uma perseguição a um jornalista negro.

Gilmar Mendes é o relator da ação penal relacionada e solicitou posicionamento da defesa após a acusação apresentada pela Procuradoria-Geral da República.

Ao final do dia, Zambelli havia coletado 140 assinaturas para o pedido de impeachment de Lula, alegando que o presidente expôs o Brasil ao risco de guerra ao comparar a atuação de Israel na Faixa de Gaza à de Hitler no Holocausto.

Participe de nosso grupo no WhatsApp, clicando neste link
Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link