VÍDEOS: Com gritos de “sem anistia”, Gil canta com Roberto Carlos em show de despedida em SP

Atualizado em 19 de outubro de 2025 às 9:13
O cantor Roberto Carlos participa de show de Gilberto Gil, no Allianz Parque em São Paulo – Reprodução/Multishow

Com gritos de “sem anistia”, Gilberto Gil encerrou a turnê “Tempo Rei” neste sábado (18) em São Paulo, em um show histórico que contou com a participação surpresa de Roberto Carlos no Allianz Parque. O público reagiu com aplausos e emoção, enquanto Gil chorou ao lembrar da filha Preta Gil, morta em julho deste ano, encerrando a noite com um abraço em Roberto e um coro coletivo de “sem anistia”.

Diante de 50 mil pessoas, os dois cantaram juntos “A Paz”, repetindo o dueto que haviam feito no especial de fim de ano de Roberto Carlos, em 2024, e depois interpretaram “Além do Horizonte”, um clássico do repertório de Roberto. “Você veio mesmo, hein?”, disse Gil, sorrindo. “Não podia deixar de vir”, respondeu o cantor, arrancando aplausos do público.

A turnê marca a despedida de Gilberto Gil dos grandes palcos. Desde março, o projeto percorre várias capitais brasileiras e conta com participações de nomes consagrados da MPB, como Chico Buarque, Caetano Veloso, Marisa Monte, Lulu Santos, Anitta e Djavan. O encerramento da série de apresentações está previsto para 2026, em Belém.

Um dos momentos mais intensos da noite foi durante “Cálice”, quando o público gritou “sem anistia” antes da música. Um vídeo de Chico Buarque explicando a composição foi exibido nos telões, reforçando o caráter político do show.

Após interpretar “Realce”, Gil lembrou da filha, Preta Gil, que morreu em julho deste ano, e se emocionou. Chorando, o artista dedicou o momento à memória da cantora. “Pretinha, onde quer que esteja ou não esteja, estará sempre conosco”, afirmou, sob aplausos e coro do público repetindo o nome da filha.

A apresentação foi transmitida pelo canal Multishow e marcou o fim da passagem de “Tempo Rei” por São Paulo. Aos 82 anos, Gilberto Gil reafirmou no palco a força de uma trajetória que atravessa gerações e consolidou sua despedida em SP com um encontro histórico com Roberto Carlos.