VÍDEOS – Feliz com “comunista” no STF, Lula pede: “Vamos formar mais gente de esquerda”

Atualizado em 14 de dezembro de 2023 às 22:39
Lula fala no 4ª Conferência Nacional da Juventude do Partido dos Trabalhadores. Reprodução YouTube

Durante o evento da 4ª Conferência Nacional da Juventude do Partido dos Trabalhadores, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) discursou nesta quinta-feira (14), expressando sua satisfação ao nomear um “ministro comunista” para o Supremo Tribunal Federal (STF), referindo-se a Flávio Dino. A indicação foi aprovada no Senado na quarta-feira (13).

Lula destacou a importância de dialogar com pessoas mesmo quando há discordâncias, salientando que na política é essencial interagir com os eleitos, que detêm os votos necessários para aprovar medidas significativas, como o fundo da educação para conceder bolsas aos estudantes no país.

O presidente ressaltou a felicidade por conseguir nomear para a Suprema Corte um ministro com orientação comunista, elogiando a qualidade de Flávio Dino. Este, anteriormente no comando do Ministério da Justiça, foi frequentemente criticado pela oposição, que o rotulou como “comunista”.

Dino foi filiado ao Partido Comunista do Brasil (PCdoB) de 2015 a 2022, filiando-se posteriormente ao Partido Socialista Brasileiro (PSB).

Lula abordou também o ataque hacker à conta da primeira-dama Janja no Twitter, mencionando a participação de um adolescente de 17 anos. Além disso, criticou o trabalho não remunerado fora do horário previsto, destacando o uso excessivo de smartphones.

O presidente solicitou aos jovens presentes que contribuam para a formação política de outros jovens, citando o percentual de votos jovens no presidente argentino, Javier Milei.

Em meio à saída de Flávio Dino do Ministério da Justiça e a possível divisão da pasta, Lula afirmou que o Brasil necessita de mais ministros para lidar com a diversidade de assuntos importantes. Também reconheceu os desafios na reconstrução dos ministérios e a falta de mão de obra nos órgãos da Esplanada.

Participe de nosso canal no WhatsApp, clique neste link

Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link