VÍDEOS: Flagrantes de compra de votos no Recife podem anular eleição de João Campos, do PSB

 

Que a campanha de João Campos, do PSB, no Recife foi suja, já se sabia.

Panfletos com notícias falsas sobre Marília Arraes foram distribuídos ao longo da campanha e há vários registros de cabos eleitorais usando igrejas evangélicas para pedir votos, o que é proibido.

Também há vídeos de secretários municipais pressionando servidores públicos comissionados para trabalharem pela eleição de João Campos.

Agora circulam vídeos de compra de votos no dia da eleição.

As imagens mostram apoiadores de João Campos postados perto da seções eleitorais.

Segundo fiscais de Marília Arraes, estavam ali para comprar votos.

A justiça eleitoral precisa investigar essas situações, mas investigar para valer..

Até que ponto essa bandalheira influiu no resultado eleitoral?

O que se sabe é que a boca de urna, ilegal, funcionou.

As pesquisas divulgadas na véspera, tanto do Ibope quanto do Datafolha, indicavam empate: 50 a 50.

O resultado foi bem diferente.

João Campos, do PSB, teve 56,27%. Marília Arraes, do PT, ficou com 43,73%. Uma diferença de quase 13 pontos. Muito fora da margem de erro.

O Ibope errou também em Porto Alegre, pois na véspera indicou vitória de Manuela D’Ávila, mas o resultado também terminou com uma grande diferença, cerca de 10 pontos, menor do que o resultado no Recife.

Para a CEO o Ibope, Márcia Cavallari, alguma coisa aconteceu no comportamento do eleitor entre a véspera e a ida às urnas.

“A formação de opinião e de decisão do eleitor segue. Ela não para na hora na qual eu parei de fazer a pesquisa. Ela não se encerra ali, Então, essas movimentações de última hora acontecem”, afirmou.

No Recife, o que pode ter acontecido de relevante na última hora? A boca de urna, com suposta compra de voto.

A legislação prevê pena de detenção até um 1 ano para quem fizer boca de urna. E de reclusão de até quatro anos para quem for flagrado comprando votos.

Nesse caso, pode haver também cancelamento do registro da candidatura, cassação do diploma ou até mesmo perda de mandato do político beneficiado pela ação ilegal.

Investigar o que aconteceu no Recife é necessário para inibir o jogo sujo na política.

Veja os vídeos, publicado pelo site Viomundo:

 

 

O jornalismo do DCM precisa de você para continuar marcando ponto na vida nacional. Faça doação para o site. Sua colaboração é fundamental para seguirmos combatendo o bom combate com a independência que você conhece. A partir de R$ 10, você pode fazer a diferença. Muito Obrigado!