
Incêndios florestais atingiram o sul do Chile, e deixaram ao menos 16 pessoas mortas e cerca de 50 mil desalojadas. As informações foram confirmadas por autoridades chilenas diante do avanço das chamas em áreas povoadas, e foi decretado estado de calamidade pública na madrugada deste domingo (18), pelo presidente Gabriel Boric.
O fogo se concentra principalmente nas regiões de Ñuble e Biobío, a aproximadamente 500 quilômetros ao sul de Santiago. Segundo o governo, as ocorrências se espalharam durante a madrugada e seguem fora de controle em diversos pontos.
Ao todo, 14 focos de incêndio eram combatidos por bombeiros e brigadistas, em um cenário marcado por altas temperaturas e ventos intensos. As condições climáticas dificultam o trabalho das equipes em pleno verão no hemisfério sul.
O balanço parcial aponta que a maior parte das mortes ocorreu na região de Biobío. O ministro da Segurança, Luis Cordero, informou que os óbitos se concentram em áreas residenciais atingidas rapidamente pelo fogo, o que também forçou a evacuação em massa da população.
As localidades de Penco e Lirquén, na região de Concepción, foram as mais afetadas. Casas foram completamente destruídas e bairros inteiros ficaram em ruínas, conforme constatado no local por jornalistas da agência France Presse.
Moradores relataram que o avanço das chamas foi extremamente rápido. O prefeito de Penco, Rodrigo Vera, informou que 14 pessoas morreram carbonizadas no município. Em Lirquén, vila portuária com cerca de 20 mil habitantes, o fogo atingiu áreas urbanas e infraestruturas seguiram em chamas ao longo do dia.
Nos últimos anos, incêndios florestais de grandes proporções têm atingido o Chile com frequência, sobretudo na região centro-sul do país. Os episódios recorrentes reforçam o impacto das condições climáticas extremas e a vulnerabilidade de áreas urbanas e florestais.
Um dos casos mais graves ocorreu em 2 de fevereiro de 2024, quando vários focos de incêndio surgiram simultaneamente nos arredores de Viña del Mar, cidade localizada a cerca de 110 quilômetros a noroeste de Santiago. O avanço das chamas provocou mortes, destruição de bairros inteiros e mobilizou autoridades em nível nacional.
Veja vídeos:
Es IMPACTANTE la imagen aérea que muestra la extensión del incendio forestal de 23 kilómetros de frente que amenaza a Concepción y Penco en la región del Biobío, Chile 🇨🇱 🔥 pic.twitter.com/6O72N5OGvS
— Alerta Mundial (@TuiteroSismico) January 18, 2026
Chile wildfire forces 20,000 to evacuate as flames 🅱️urn through Penco near Concepción
President Boric declares State of Catastrophe as fire spreads across 23 kilometers
Over 3,000 homes and a hospital now under direct threat
Gas plant proximity raises explosion concerns pic.twitter.com/12XLmF3rwh
— Boi Agent One (@boiagentone) January 18, 2026
🚨 More video from Chile where a major wildfire emergency is gripping Biobío Region 🔥
A State of Catastrophe is in place. Around 20,000 people evacuated.
At least 200 homes destroyed. pic.twitter.com/1bD4y46Klj
— Volcaholic 🌋 (@volcaholic1) January 18, 2026