VÍDEOS: Morte de jovem por policial gera onda de protestos em Paris

Atualizado em 28 de junho de 2023 às 23:12
Bombeiros apagam carro incendiado em Nanterres. Foto: Geoffroy van der Hasselt

A morte de um adolescente de 17 anos, baleado por um policial, provocou uma onda de protestos no subúrbio parisiense de Nanterre, na França. As manifestações, que tiveram início na terça-feira (27), continuam mesmo após as autoridades pedirem “calma”. Com informações da CNN Brasil.

Em vídeos divulgados nas redes sociais, é possível ver os manifestantes dispararem fogos de artifício contra a polícia e incendiarem carros.

Em Paris e região, a polícia francesa prendeu 77 pessoas. Além disso, uma onda de manifestações se espalhou para outras áreas da França, como Lyon, Toulouse e Lille.

O jovem, identificado apenas como Naël, foi abordado na manhã de terça-feira por dois policiais por supostamente infringir leis de trânsito. Os disparos acertaram a cabeça e o tórax da vítima.

Uma versão inicial da polícia alegou que o agente atirou no jovem depois dele avançar com o carro em direção aos policiais. Essa declaração, no entanto, foi desmentida após uma filmagem mostrar os agentes ao lado do carro, que estava parado, apontando uma arma para o motorista.

Nesse vídeo, é possível escutar uma voz: “Você vai levar uma bala na cabeça”. Momentos depois, o policial atira à queima-roupa no adolescente.

O agente de 38 anos está sob custódia da polícia como parte da investigação de homicídio doloso por parte de um funcionário público, anunciou o Ministério Público.

Mais cedo, o presidente francês Emmanuel Macron lamentou a morte “indesculpável” do jovem e disse que “nada justifica” o episódio.

Veja os vídeos:

Participe de nosso grupo no WhatsApp, clicando neste link
Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link