VÍDEOS mostram terremoto na Rússia e estragos de tsunamis no Japão, Havaí e Peru

Atualizado em 30 de julho de 2025 às 6:37
Ondas atingem o distrito de Severo-Kurilsk, na Rússia – Foto: Reuters

Na madrugada desta quarta-feira (30), um terremoto de magnitude 8,8 atingiu a península de Kamchatka, na Rússia, e provocou tsunamis que chegaram ao Havaí, com ondas de até 1,21 metro em Oahu. O tremor, segundo o Serviço Geofísico dos EUA (USGS), ocorreu a 126 km de Petropavlovsk-Kamtchatsky, a uma profundidade de 20,7 km, sendo o mais intenso na região desde 1952.

No Havaí, sirenes foram acionadas e moradores se dirigiram a áreas elevadas. O Centro de Alerta de Tsunamis do Pacífico confirmou o impacto e destacou que o risco permanece.

O Japão orientou a evacuação de quase 2 milhões de pessoas, após ondas de 1,3 metro atingirem a prefeitura de Iwate. Segundo a emissora NHK, autoridades pediram que todos “evacuem imediatamente para salvar suas vidas”. Trabalhadores das usinas nucleares de Fukushima foram retirados por precaução, mas não houve registros de anomalias.

Além do Havaí e do Japão, países como China, Indonésia, Filipinas, Guam, Peru, México e Equador emitiram alertas de tsunami.

O Equador evacuou praias nas Ilhas Galápagos, e a Marinha do Peru estimou ondas de até três metros. No México, a costa foi colocada sob vigilância.

De acordo com o Centro de Alerta de Tsunamis dos EUA, ainda podem ocorrer réplicas de até magnitude 7,5. A filial de Kamchatka da Academia Russa de Ciências informou que tremores secundários devem persistir por pelo menos um mês.

A península já registrava abalos sísmicos nos dez dias anteriores ao terremoto principal.