VÍDEOS: PM agride estudantes que protestavam contra presença de Tarcísio na USP

Atualizado em 24 de maio de 2024 às 19:44
Estudantes protestam contra Tarcísio, que participa da posse de procurador-geral na USP. Foto: Reprodução

Estudantes da USP (Universidade de São Paulo) protestaram contra a presença do governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), que participava da posse do novo procurador-geral de Justiça, Paulo Sérgio de Oliveira e Costa, na Faculdade de Direito do Largo São Francisco. O grupo também se manifestou contra o projeto de lei que viabiliza a implementação de escolas cívico-militares no estado.

O governador chegou ao local por meio de uma entrada privativa e não teve contato com os manifestantes, que foram agredidos por agentes da Polícia Militar. Eles protestaram na entrada do Salão Nobre da faculdade, espaço reservado para a cerimônia.

O grupo é formado por cerca de 50 pessoas que fazem parte da UNE (União Nacional dos Estudantes), do DCE (Diretório Central dos Estudantes da USP), do Centro Acadêmico XI de Agosto e do PSOL. Os manifestantes ainda criticaram as privatizações e as ações violentas da polícia no estado.

Costa ficou em terceiro lugar na eleição interna do Ministério Público para o cargo e foi escolhido pelo governador para ocupar o posto. O chefe do Executivo estadual tem a prerrogativa de escolher um dos três primeiros colocados na disputa.

Além de Tarcísio, participaram da solenidade o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes; o ministro da Justiça, Ricardo Lewandowski; e o prefeito de São Paulo, Ricardo Nunes (MDB).

Aos gritos de “recua, fascista, recua”, os estudantes pediram a anulação do projeto de lei que viabiliza  a implementação de escolas cívico-militares nas redes municipais e estadual de educação do estado. O texto, de autoria do governador, foi aprovado na Alesp (Assembleia Legislativa de São Paulo) em uma sessão marcada pela agressão e detenção de estudantes.

Veja vídeos do protesto:

Siga nossa nova conta no X, clique neste link

Participe de nosso canal no WhatsApp, clique neste link

Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link

Caique Lima
Caique Lima, 27. Jornalista do DCM desde 2019 e amante de futebol.