VÍDEOS – Protestos contra política de imigração de Trump reúnem milhares nos EUA

Atualizado em 20 de janeiro de 2026 às 22:55
Estudantes protestam contra políticas de imigração de Trump em Washington
Estudantes protestam contra políticas de imigração de Trump em Washington – Heather Diehl/Getty Images via AFP

Milhares de americanos marcharam por cidades e campi universitários dos Estados Unidos nesta terça-feira (20) em protesto contra as políticas de imigração do presidente Donald Trump. As manifestações marcaram o primeiro aniversário do segundo mandato do republicano e ganharam força após a morte da ativista Renée Nicole Good, baleada por um agente do ICE em Minneapolis, no início de janeiro.

Em Washington, centenas de manifestantes se reuniram no centro da capital. Em cidades menores, como Asheville, na Carolina do Norte, grupos marcharam pelo centro entoando slogans contra o ICE e grupos supremacistas, segundo vídeos divulgados nas redes sociais. Atos semelhantes ocorreram ao longo do dia em diferentes regiões do país.

Clima de mobilização nacional e críticas à política migratória

Os protestos também foram registrados em grandes centros urbanos do oeste dos Estados Unidos, como São Francisco e Seattle, além de campi universitários em vários estados. Pesquisas recentes indicam que a maioria dos americanos desaprova o uso da força por agentes do ICE e de outras agências federais no cumprimento das ações de imigração.

Em Cleveland, no estado de Ohio, estudantes universitários entoaram cânticos em defesa de refugiados. Já em Santa Fé, no Novo México, alunos do ensino médio deixaram as salas de aula para participar de um comício com críticas diretas às operações do ICE no Capitólio estadual, conforme informações de organizadores e autoridades escolares.

Organização dos atos e contexto dos protestos

As manifestações foram organizadas por grupos de esquerda como o Indivisible e o 50501, além de sindicatos e organizações de base contrárias aos centros de detenção de imigrantes. Entre os alvos das críticas está o centro de detenção de El Paso, no Texas, onde autoridades federais informaram a morte de três detentos nas últimas seis semanas.

O governo Trump sustenta que recebeu mandato eleitoral para deportar milhões de imigrantes em situação irregular. Já os protestos refletem a intensificação do debate público sobre imigração nos Estados Unidos, impulsionado por ações recentes do ICE e por episódios de violência envolvendo agentes federais.

Jessica Alexandrino
Jessica Alexandrino é jornalista e trabalha no DCM desde 2022. Sempre gostou muito de escrever e decidiu que profissão queria seguir antes mesmo de ingressar no Ensino Médio. Tem passagens por outros portais de notícias e emissoras de TV, mas nas horas vagas gosta de viajar, assistir novelas e jogar tênis.