Violência na USP: grupo União Conservadora invade FFLCH e agride professor e estudantes

Atualizado em 6 de setembro de 2025 às 13:01
Membros da União Conservadora agridem alunos da USP. Foto: reprodução

Na tarde desta sexta-feira (5), a Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH) da USP voltou a ser alvo de ataques de grupos ligados a parlamentares de extrema direita. Desta vez, o grupo responsável, identificado como União Conservadora, invadiu o vão das áreas de História e Geografia, recorreu à violência física e agrediu um professor egresso da casa, além de ferir estudantes.

Os invasores também tentaram arrombar a porta de um laboratório e intimidaram a funcionária responsável pelo espaço. A direção da FFLCH acompanhou os agredidos até a delegacia para o registro de boletim de ocorrência.

De acordo com a nota da faculdade, a Procuradoria Geral da USP, que não vinha se manifestando há meses sobre episódios semelhantes, receberá a direção da FFLCH na próxima segunda-feira (8).

Em resposta, a direção da FFLCH convocou uma “grande ação institucional e pública em defesa da Faculdade e da Universidade”, com articulação junto a representantes políticos, acadêmicos, culturais e sociais ligados à instituição.

Está marcada uma reunião aberta para definir estratégias e iniciativas de enfrentamento. O encontro ocorrerá na quinta-feira, 11 de setembro, às 18h, no Auditório Milton Santos. A direção pede a participação de membros de colegiados, centros de estudos e centros acadêmicos.