Vitaminada por recursos do “orçamento secreto”, Codevasf tem elos com empresa investigada pela PF

Atualizado em 20 de julho de 2022 às 20:52
Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba. Reprodução

A Codevasf (Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba) ficou conhecida como a maior beneficiária do esquema do “tratoraço” e tem recebido a maioria dos recursos oriundos do “orçamento secreto”. A estatal foi criada durante a Ditadura Militar em 1974 e a proposta era erradicar a pobreza e reduzir desigualdades sociais no país, mas se tornou um meio de corrupção, privilégios e irregularidades.

A Polícia Federal deflagrou operação nesta quarta (20) contra a Construservice, empresa que mantém contratos milionários com a estatal. Há suspeita de que a empresa seja vítima de uma associação criminosa que articula fraudes em licitações, desvio de recursos públicos e lavagem de dinheiro com verbas federais.

Durante o governo de Jair Bolsonaro, a Codevasf está sendo usada como destino dos recursos obtidos por meio de emendas parlamentares. A estatal, que está presente em 15 estados, está vinculada ao Ministério do Desenvolvimento Regional e foi fundada com o objetivo de atuar nas proximidades dos rios São Francisco e Paranaíba, mas tem servido aos interesses do Centrão.

Participe de nosso grupo no WhatsApp clicando neste link

Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link

Caique Lima
Caique Lima, 27. Jornalista do DCM desde 2019 e amante de futebol.