“Vitória da democracia”: Lula parabeniza Seguro por vencer extrema-direita em Portugal

Atualizado em 8 de fevereiro de 2026 às 21:45
O presidente Lula. Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva parabenizou, nas redes sociais, António José Seguro, eleito presidente de Portugal, e classificou a votação como uma vitória “expressiva”. Lula destacou que o processo eleitoral ocorreu de forma pacífica e afirmou que o resultado representa “a vitória da democracia” em um momento que considera decisivo para a Europa e para o mundo.

A mensagem foi publicada no perfil oficial do presidente no X. No texto, Lula escreveu: “Parabéns a António José Seguro, presidente eleito de Portugal, pela vitória expressiva nas urnas neste domingo (8). Numa eleição que se desenvolveu de forma pacífica e representa a vitória da democracia num momento tão importante para a Europa e o mundo.”

O presidente brasileiro também relacionou o resultado ao cenário internacional e ao acordo comercial entre Mercosul e União Europeia. “E consolida a posição de Portugal de apoio ao acordo Mercosul-União Europeia”, afirmou.

Além disso, também disse que o Brasil pretende manter parceria com Seguro e com o primeiro-ministro Luís Montenegro: “O Brasil seguirá trabalhando em parceria com o presidente eleito e o primeiro-ministro Luís Montenegro pelo fortalecimento das relações bilaterais históricas entre nossos países, em defesa do multilateralismo e do desenvolvimento sustentável”.

Sofia Carnavalli
Sofia Carnavalli é jornalista formada pela Cásper Líbero e colaboradora do DCM desde 2024.