“Vitória”: palestinos celebram decisão da CIJ, mas cobram cessar-fogo

Atualizado em 26 de janeiro de 2024 às 17:26
Palestinos em meio aos escombros gerados pelos ataques de Israel a Gaza. Foto: Mohammed Abed/AP

Palestinos comemoraram a decisão da Corte Internacional de Justiça (CIJ), em Haia, mas disseram estar decepcionados ao mesmo tempo. O tribunal ordenou que Israel evite qualquer ato de genocídio contra a população de Gaza e ajude civis em sofrimento, mas não determinou um cessar-fogo, como solicitado pela África do Sul na ação.

“Nós, os desabrigados, as famílias enlutadas e aqueles que perderam suas casas, tínhamos a ambição de que o tribunal pedisse um cessar-fogo imediato. Apesar disso, o que aconteceu foi uma vitória”, afirmou Mustafa Ibrahim, ativista de direitos humanos, à Reuters.

A corte decidiu dar prosseguimento à ação apresentada pela África do Sul. A juíza Joan E. Donoghue afirmou que “algumas alegações” expostas no processo têm fundamento e confirmou sua jurisdição para julgar acusações de genocídio. Para o político palestino Mustafa Barghouti, a decisão “significa colocar Israel em julgamento por seus crimes pela primeira vez”.

O primeiro-ministro da Autoridade Palestina sediada na Cisjordânia, Mohammad Shtayyeh, afirmou que havia uma expectativa de que a CIJ determinasse um cessar-fogo imediato. Mesmo assim, avalia que a decisão do tribunal “confirma o fim da impunidade de Israel e o coloca no banco dos réus como um criminoso de guerra”.

A juíza Joan E. Donoghue durante análise da denúncia da África do Sul contra Israel. Foto: Remko de Waal/AFP

Mais de 26 mil palestinos foram mortos por ataques israelenses, segundo autoridades da Faixa de Gaza, e a maioria dos 2,3 milhões de habitantes de Gaza ficaram desabrigados com as ofensivas.

A corte não se pronunciou sobre a principal acusação da África do Sul, de que Israel cometeu genocídio nos ataques a Gaza, mas concluiu que os palestinos estão protegidos pela convenção de genocídio criada após o Holocausto e aceitou analisar uma possível violação de direitos durante a ofensiva.

Participe de nosso canal no WhatsApp, clique neste link

Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link