Viúva de Marielle critica Lewandowski e pede “respostas concretas”: “Desrespeitoso”

Atualizado em 19 de março de 2024 às 22:00
Marielle Franco e Monica Benicio posando lado a lado para foto, as duas sorrindo e com roupas de frio
Marielle Franco e Monica Benicio – Reprodução

Monica Benicio (PSOL), viúva de Marielle Franco, usou sua página no X/Twitter para criticar a coletiva de imprensa dada pelo Ministro da Justiça, Ricardo Lewandowski, sobre os assassinatos da política e de seu motorista, Anderson Gomes. Para a vereadora, o magistrado não trouxe resultados concretos e só contribuiu para a espetacularização do caso. Confira abaixo:

Fui surpreendida, junto a milhões de brasileiros, pela notícia de que o Ministro da Justiça, Ricardo Lewandowski, daria hoje uma coletiva de imprensa sobre o caso do assassinato de Marielle Franco e Anderson Gomes. O STF homologou a delação premiada de Ronnie Lessa, ex-policial militar acusado de ser o executor.

Sem dúvida, esse é mais um passo importante na direção da conclusão do caso, pela qual lutamos e esperamos há 6 anos. Nós, familiares de Marielle e Anderson, não aguentamos mais a falta de respostas sobre quem mandou matar Marielle e nem promessas vazias sobre especulações de prazos que não se sustentam, só servem pra aumentar a nossa dor e a nossa ansiedade.

Isso é desrespeitoso conosco, familiares e amigos que perdemos pessoas amadas e vivemos com a ausência de justiça. O assassinato brutal da minha esposa é uma mácula na democracia brasileira e nos levou a questionar que tipo de democracia é essa na qual um grupo é autorizado a usar a violência e a morte como forma de fazer política.

Democracia essa que precisa ter um compromisso intransigente com a verdade e a memória para fazer reparação. A impunidade não pode prevalecer. Precisamos, todos, de Justiça. Mas esse pronunciamento do Ministro em nada colabora com a esperança, apenas aumenta as especulações e uma disputa de protagonismo político que não honram as duas pessoas assassinadas.

Transformar os fatos deste caso num espetáculo já virou prática corriqueira de diversos veículos de imprensa, contra a qual tenho lutado duramente. O que me causou surpresa, realmente, foi ver um Ministro de Estado agir do mesmo modo, em especial, com o fechamento vazio de seu pronunciamento, ao dizer “brevemente pensamos que teremos resultados concretos”.

Queremos respostas concretas. Espero que a próxima coletiva convocada seja para fazer um pronunciamento de ordem concreta e realmente comprometida com a justiça.

Siga nossa nova conta no X, clique neste link
Participe de nosso canal no WhatsApp, clique neste link

Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link