A ex-esposa de Francisco Wanderley Luiz, de 59 anos, foi detida nesta quinta-feira (14) pela Polícia Federal (PF) por suspeita de participação na organização do ataque na Praça dos Três Poderes, em Brasília, segundo o site Rádio Mirador.
Tiü França, como o terrorista era conhecido, morreu após detonar explosivos em frente ao Supremo Tribunal Federal (STF) na noite de quarta-feira (13).
Encontrada pela PF no interior de Santa Catarina, Daiane disse aos agentes que Francisco queria matar o ministro Alexandre de Moraes e “quem mais estivesse junto na hora do atentado”.
mais um vídeo do @tulio_amancio, desta vez com a ex-mulher do terrorista Francisco Wanderley Luiz. segundo ela, a intenção de Francisco era assassinar o ministro Alexandre de Moraes e quem estivesse do lado dele. pic.twitter.com/DVYucHUVg9
— William De Lucca (@delucca) November 14, 2024
Segundo Daiane, Francisco chegou a fazer e compartilhar pesquisas no Google para planejar o atentado. Ao receber os registros das pesquisas feitas pelo ex-marido, ela perguntou: “Você vai mesmo fazer essa loucura?”.
Na casa onde Francisco estava morando em Ceilândia, a polícia encontrou diversas referências ao ataque de 8 de janeiro. Em um espelho no banheiro do imóvel, havia uma anotação do seu plano para explodir a estátua da Justiça.
“Por favor, não desperdice batom! Isso é para deixar as mulheres bonitas. Estátua de merda se usa TNT”, escreveu o homem-bomba.