
Durante o desfile militar que marcou os 80 anos da derrota do Japão na Segunda Guerra Mundial, em Pequim, uma conversa informal entre Xi Jinping, Vladimir Putin e Kim Jong-Un foi captada por microfones abertos e ganhou repercussão internacional. O diálogo, transmitido ao vivo de forma acidental, mostrou os três líderes discutindo sobre longevidade e até mesmo imortalidade.
Segundo a Bloomberg, o presidente chinês iniciou o assunto ao comentar a possibilidade de que viver por mais de um século. “As previsões são de que, neste século, também há uma chance de viver até os 150 anos”, disse Xi em mandarim, enquanto subia o Portão da Paz Celestial ao lado de Putin e Kim.
Um tradutor foi ouvido transmitindo suas palavras em russo: “Antigamente, as pessoas raramente viviam até os 70 anos, mas hoje em dia, aos 70 anos, você ainda é uma criança”. O comentário despertou reação imediata de Putin.
O líder russo gesticulou e respondeu, em fala depois traduzida: “Com o desenvolvimento da biotecnologia, órgãos humanos podem ser continuamente transplantados, e as pessoas podem viver cada vez mais jovens, e até mesmo alcançar a imortalidade”. O tradutor de Kim Jong-un repetiu em coreano a menção a transplantes de órgãos.
🇨🇳🇷🇺 Microfone capta conversa de Xi e Putin sobre imortalidade e possibilidade de viver até os 150 anos através de transplante de órgãos (Bloomberg).pic.twitter.com/4ekr9ZGGye
— Eleições em Pauta (@eleicoesempauta) September 3, 2025
A conversa durou menos de um minuto e o áudio teve falhas, mas foi suficiente para levantar discussões sobre como os líderes veem os avanços científicos ligados à longevidade. Mais tarde, Putin foi questionado sobre o episódio e confirmou seu teor, em tom descontraído.
“Nós realmente discutimos se as pessoas poderiam viver mais”, comentou. Putin e Xi têm 72 anos, enquanto Kim tem 41.
O encontro entre o trio gerou revolta em Donald Trump, presidente dos Estados Unidos. Segundo o republicano eles têm “conspirado” contra seu país. “Por favor, transmita meus mais calorosos cumprimentos a Vladimir Putin e Kim Jong Un, enquanto vocês conspiram contra os Estados Unidos da América”, escreveu na Truth Social, sua própria rede social.