“Voltar ao chão de fábrica”: A despedida de Lira na presidência da Câmara dos Deputados

Atualizado em 28 de dezembro de 2024 às 10:54
Arthur Lira encerra seu mandato como presidente da Câmara dos Deputados. Foto: Bruno Spada/Câmara dos Deputados

Após quatro anos de liderança à frente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL) foi homenageado nesta quarta-feira (20) por parlamentares de diversos partidos. O mandato de Lira, que termina em 3 de fevereiro de 2024, foi marcado pela aprovação de pautas de grande impacto econômico e social, como a reforma tributária. Apesar das despedidas, Lira afirmou que sua trajetória política ainda está em curso.

“Não estamos encerrando nenhum ciclo. Sempre nos renovamos. Podemos voltar para onde eu sempre gostei de atuar, que é no chão da fábrica, como eu sempre chamo”, declarou.

Lira também compartilhou uma visão otimista e resiliente sobre o futuro: “É a maneira do nordestino, viver feliz. É sem criar expectativas, matando um leão por dia. Ruim é quando temos que matar o mesmo leão todo dia, mas até isso fazemos”.

Hugo Motta (Republicanos-PB), apontado como o sucessor de Lira pelo bloco MDB-PSD-Republicanos-Podemos, elogiou o legado do atual presidente: “Foram muitas conquistas e matérias importantes, como a reforma tributária, que concluímos nesta semana. Deixamos um legado realmente de exemplo para a nossa Casa”.

Hugo Motta deve ser o sucessor de Lira na presidência da Câmara. Foto: Gabriela Biló/Folhapress

O líder do governo, José Guimarães (PT-CE), também reconheceu a relevância do trabalho de Lira: “Foi um relacionamento absolutamente transparente, de diálogo e construção de saídas em momentos críticos para o país”.

A deputada Jack Rocha (PT-ES) destacou o espaço dado à “bancada negra” para debater temas de interesse nacional. “Sob vossa presidência, pudemos trazer temas importantes para esta Casa, promovendo um gesto de mais união para o Brasil”, afirmou Rocha.

Soraya Santos (PL-RJ) ressaltou avanços legislativos relacionados às mulheres, como o P20, que busca garantir maior igualdade de gênero nos parlamentos. “Dentro das suas possibilidades, avançamos muito. Ainda temos o sonho da PEC 134/11, e já pressionaremos o próximo presidente da Casa para isso”.

Outros parlamentares, como Luiz Lima (PL-RJ), Odair Cunha (PT-MG), Márcio Jerry (PCdoB-MA) e Maria do Rosário (PT-RS), se manifestaram em reconhecimento à liderança de Lira.

Conheça as redes sociais do DCM:
⚪️Facebook: https://www.facebook.com/diariodocentrodomundo
?Threads: https://www.threads.net/@dcm_on_line