Vorcaro é convencido a depor em comissão no Senado; saiba os detalhes

Atualizado em 25 de fevereiro de 2026 às 11:29
Daniel Vorcaro, dono do Banco Master. Foto: reprodução

O banqueiro Daniel Vorcaro, dono do Banco Master, acertou com o senador Renan Calheiros que prestará depoimento à Comissão de Assuntos Econômicos (CAE) do Senado na próxima semana, após adiar a oitiva inicialmente prevista para esta semana. A tendência é que o depoimento ocorra em São Paulo, com possibilidade de participação presencial de senadores ou por videoconferência.

Segundo Lauro Jardim, do Globo, o foco da sessão será a atuação do Banco Central no processo de liquidação extrajudicial da instituição financeira.

A defesa de Vorcaro argumenta que sua ida a Brasília poderia submetê-lo a situações consideradas constrangedoras, como viajar em voo comercial algemado ou sob custódia da Polícia Federal. Por isso, foi negociada a realização da oitiva fora da capital federal. Outra alternativa avaliada é a realização do depoimento por vídeo, a fim de evitar exposição pública excessiva enquanto as investigações continuam em andamento.

O banqueiro havia optado anteriormente por não comparecer à Comissão Parlamentar Mista de Inquérito (CPMI) que apura fraudes no INSS. Segundo aliados, a decisão se deu pela falta de garantias de que o depoimento ficaria restrito aos contratos de empréstimos consignados do Banco Master suspensos pelo instituto.

A ausência foi respaldada por decisão do ministro do Supremo Tribunal Federal André Mendonça, que entendeu que a presença de Vorcaro seria facultativa por ele figurar como investigado.

Fachada do Banco Master. Foto: reprodução

O relator da CPMI, deputado Alfredo Gaspar, informou que a escolha teve como objetivo evitar maior desgaste público. Já o presidente da comissão, senador Carlos Viana, pretende solicitar ao STF nova data para o depoimento. Mesmo sem comparecer à CPMI, Vorcaro permanece sob investigação e pode ser convocado novamente, dependendo do andamento das apurações.

Daniel Vorcaro foi preso em novembro de 2025 durante operação da Polícia Federal que investiga fraudes financeiras envolvendo o Banco Master.

No mesmo dia, o Banco Central decretou a liquidação extrajudicial da instituição. As investigações apontam que o banco teria movimentado cerca de R$ 12 bilhões por meio da emissão irregular de Certificados de Depósito Bancário, considerado um dos maiores esquemas de manipulação financeira do setor bancário nacional.

Augusto de Sousa
Augusto de Sousa, 31 anos. É formado em jornalismo e atua como repórter do DCM desde de 2023. Andreense, apaixonado por futebol, frequentador assíduo de estádios e tem sempre um trocadilho de qualidade duvidosa na ponta da língua.