Vorcaro mandou forjar assalto para “quebrar todos os dentes” de Lauro Jardim, do Globo

Atualizado em 4 de março de 2026 às 10:52
Daniel Vorcaro, dono do Banco Master. Foto: reprodução

Mensagens analisadas pela Polícia Federal indicam que o banqueiro Daniel Vorcaro, controlador do Banco Master, teria autorizado a simulação de um assalto para agredir o jornalista Lauro Jardim, do Globo. O conteúdo aparece em diálogos obtidos no âmbito da Operação Compliance Zero, que investiga um suposto esquema bilionário de fraudes financeiras.

De acordo com documentos da investigação, as conversas ocorreram em um grupo de WhatsApp com colaboradores próximos. Em uma das mensagens, Vorcaro escreve sobre o jornalista: “Quero mandar dar um pau nele. Quebrar todos os dentes. Num assalto”.

Segundo a apuração da Polícia Federal, a conversa teria sido direcionada a Luiz Phillipi Mourão, identificado nas investigações pelo apelido “Sicário”. Ele é apontado como responsável por coordenar um grupo chamado “A Turma”.

Os investigadores afirmam que esse núcleo seria usado para monitoramento de adversários e ações de intimidação. As mensagens analisadas indicam que Mourão respondia positivamente às orientações enviadas por Vorcaro.

A investigação também menciona repasses financeiros destinados à estrutura investigada e trocas de mensagens relacionadas a pagamentos e contatos com servidores ligados ao Banco Central. O material foi obtido a partir da análise de celulares apreendidos pela Polícia Federal.

O ministro André Mendonça, do Supremo Tribunal Federal, decretou a prisão preventiva de Daniel Vorcaro, Fabiano Zettel, Luiz Phillipi Mourão e Marilson Roseno da Silva. A decisão também determinou medidas cautelares contra servidores investigados e a suspensão de empresas apontadas como utilizadas para movimentação de recursos ligados ao esquema investigado.