Voto útil e antipetismo: as estratégias de Lula e Bolsonaro a nove dias das eleições

Atualizado em 23 de setembro de 2022 às 14:16
Lula e Bolsonaro

A campanha do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) avalia que há um espaço para seu crescimento nas pesquisas motivado pelo chamado voto útil na semana que vem. A conclusão veio após a divulgação do novo levantamento do Datafolha, nesta quinta-feira (22).

Por sua vez, aliados do presidente Jair Bolsonaro (PL), ainda mantêm aquele discurso de não acreditar no resultado das pesquisas. Além disso apontam que a estratégia para essa reta final deve ser marcada por ataques a Lula, na tentativa de inflamar o antipetismo e evitar a migração para o ex-presidente de votos hoje declarados para Ciro Gomes (PDT) e Simone Tebet (MDB). Com informações da Folha.

A pesquisa aponta que Lula oscilou dois pontos para cima, atingindo 47% das intenções de voto. Já Bolsonaro se manteve em 33%. Diante disso, cresceu a possibilidade de o petista vencer no primeiro turno. Bem distante dos dois principais candidatos, aparecem empatados  Ciro Gomes (PDT), que oscilou de 8% para 7%, e Simone Tebet (MDB), que segue com 5%.

Lula vem de uma semana repleta de apoio. Diversos artistas fizeram campanha defendendo o voto nele já no primeiro turno, com o objetivo de derrotar Bolsonaro. Ele ainda angariou o apoio de figuras importantes de fora da órbita petista, entre elas o ex-ministro Henrique Meirelles, e viu o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso (PSDB) pedir votos a seu favor.

Já a principal aposta de integrantes da campanha do ex-capitão neste momento é investir no voto de indecisos e ampliar os ataques ao petista. O QG bolsonarista acredita que apostar no sentimento antipetista, com acusações de corrupção contra Lula, pode evitar a migração de votos de Ciro e Tebet para o ex-presidente.

Além disso, assessores de Bolsonaro prosseguem com o discurso de atacar os institutos de pesquisa, numa estratégia apelidada de “Datapovo”. Fotos de bolsonaristas espalhados pelas suas estão sendo usadas para contrariar as pesquisas.

Participe de nosso grupo no WhatsApp, clique neste link

Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link