
O deputado federal Guilherme Boulos (PSOL-SP) afirmou à colunista Mônica Bergamo, da Folha de S.Paulo, que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva lhe deu “a missão de ajudar a colocar o governo na rua”. O anúncio de sua nomeação como novo ministro-chefe da Secretaria-Geral da Presidência foi feito nesta segunda-feira (20).
“Vou viajar para todos os estados, vou rodar o país e conversar com os movimentos sociais, com o povo”, declarou Boulos. Ele explicou que pretende “ir a cada lugar do Brasil com a missão de dialogar e de levar as realizações do governo para todos os cantos, e também com a missão de aproximar o governo daqueles que ainda estão distantes”.
O encontro que definiu a nomeação ocorreu no Palácio do Planalto e contou com a presença do então ministro Márcio Macêdo, da ministra das Relações Institucionais, Gleisi Hoffmann, do ministro da Casa Civil, Rui Costa, e do ministro da Secretaria de Comunicação, Sidônio Palmeira.
Em nota, o Planalto confirmou que “o presidente Luiz Inácio Lula da Silva se reuniu com o deputado federal Guilherme Boulos nesta segunda-feira (20) e o convidou para ocupar o cargo de ministro-chefe da Secretaria-Geral da Presidência da República. Boulos irá substituir o ministro Márcio Macêdo na função”.
Segundo a coluna, Macêdo já havia sido avisado na sexta-feira (17) sobre a decisão. Ele deve deixar o governo para disputar uma vaga na Câmara dos Deputados por Sergipe nas eleições de 2026. Lula vinha avaliando a troca desde o ano passado, mas só agora consolidou a substituição.
Boulos afirmou ainda que não será candidato à reeleição no próximo ano, dedicando-se integralmente à nova função. “Lula me chamou para trabalhar pelas demandas populares, e é isso o que eu vou fazer”, completou o novo ministro.
Aos 43 anos, Boulos tem trajetória ligada ao Movimento dos Trabalhadores Sem Teto (MTST), do qual foi coordenador nacional por mais de duas décadas. Ele se aproximou de Lula durante a mobilização contra a prisão do petista em 2018 e desde então tornou-se um dos principais aliados do presidente na esquerda.
Deputado mais votado do PSOL em São Paulo, com mais de 1 milhão de votos, Boulos ganhou projeção política nacional ao disputar a prefeitura paulistana em 2020 e 2024. Agora, assume o posto no governo federal com a promessa de fortalecer o diálogo com movimentos sociais em todo o país.
Em seu perfil no Instagram, o agora novo ministro agradeceu ao presidente Lula:
“Agradeço ao Presidente Lula pelo convite para ser Ministro da Secretaria Geral da Presidência da República”, escreveu Boulos. “Minha principal missão será ajudar a colocar o governo na rua, levando as realizações e ouvindo as demandas populares em todos os estados do Brasil. Minha grande escola de vida e de luta foi o movimento social brasileiro e levarei esse aprendizado agora ao Planalto. Presidente, sua confiança será honrada com muito trabalho!”
Ver essa foto no Instagram