Voz de Lula no Waze sobe o tom ao dizer ‘vire à esquerda, companheiro’

PUBLICADO NA REDE BRASIL ATUAL

POR CLÁUDIA MOTTA

Uma imitação da voz do ex-presidente Lula está agora disponível no Waze, principal aplicativo de GPS usado por motoristas.  Até bem pouco tempo, quem usava o aplicativo Waze, que dá informações sobre rotas a partir da localização do celular do usuário, tinha duas opções de vozes no Brasil: o Mário e a Alessandra. Recentemente foram incluídas vozes da dupla de desenho animado Scooby Doo e Salsicha.

Agora, o menu de vozes sugere também a de Luiz Inácio Lula da Silva (é com Z que se escreve, Waze).

O “vire à esquerda, companheiro” é dito com voz firme, forte, altiva. “Uma entonação chamando para a luta”, diverte-se a jornalista Andrea Castello Branco, de Belo Horizonte, que está com Lula no aplicativo e espalhou a novidade nas redes sociais. “Quando ele manda virar à direita, a entonação é meio brochada, desanimada.”

Ao chegar ao destino, a motorista ouviu um “parabéns” do ex-presidente. “Ter o Lula me guiando no trânsito é maravilhoso”, afirma Andréa. “Quando ele fala ‘companheiro’ é bacana, mas falta uma variação para ‘companheira’”, adverte a jornalista.

Quem quiser Lula no aplicativo, pode baixar por aqui, pelo celular.

Outras vozes

O aplicativo possui funcionalidades que o usuário coloque a sua própria para orientá-lo (veja vídeo). Basta entrar nas opções de narração da configuração e selecionar gravar nova voz. O processo pode parecer trabalhoso, mas na prática não é muito. Você deve levar alguns minutos para configurar todos os tipos de comandos possíveis do aplicativo.

Serão oferecidas opções de comandos de direção e outras para você gravar com a sua voz (virar à direita, à esquerda, daqui a quantos metros etc.). Não é necessário o usuário gravar todos os comandos que está habituado a ouvir no GPS. Pode usar apenas os que ouve com mais frequência.

Basta estar num ambiente silencioso e falar com clareza os comandos. Depois de configurados os comandos, é só salvar e selecionar o seu conjunto de voz como voz principal do aplicativo.

O jornalismo do DCM precisa de você para continuar marcando ponto na vida nacional. Faça doação para o site. Sua colaboração é fundamental para seguirmos combatendo o bom combate com a independência que você conhece. A partir de R$ 10, você pode fazer a diferença. Muito Obrigado!