VÍDEO – Vulcão das Ilhas Canárias espanholas entra em erupção

Atualizado em 19 de setembro de 2021 às 13:54
Vulcão das Ilhas Canárias espanholas entra em erupção. Foto: Reprodução/Twitter

Vulcão entrou em erupção neste domingo (19) em La Palma, uma das ilhas do arquipélago espanhol Ilhas Canárias, lançando uma nuvem de fumaça e cinzas a partir do parque nacional Cumbre Vieja, no sul da ilha.

LEIA MAIS:

1 – DCM Ao Meio-Dia: 100 anos de Paulo Freire e as batalhas nas redes sociais

2 – “Chorei por causa do MST”, diz um farialimer convertido

Vulcão em atividade

Vulcão das Ilhas Canárias espanholas entra em erupção. Foto: Reprodução/Twitter

Autoridades já haviam começado a evacuar os moradores enfermos e alguns animais de aldeias vizinhas antes da erupção, que ocorreu em Cabeza de Vaca, em El Paso, às 15h15 do horário local (11h15 no horário de Brasília), de acordo com o governo das Ilhas Canárias.

Antes da erupção, os cientistas registraram uma série de terremotos de magnitude 3,8 no parque nacional, de acordo com o Instituto Geográfico Nacional Espanhol (ING). Logo após a erupção, o governo local pediu aos moradores que “tenham extrema cautela” e fiquem longe da área e das estradas.

A população das aldeias vizinhas foi instruída a ir a um dos cinco abrigos, e soldados foram enviados para ajudar na remoção dos moradores. Espera-se que mais residentes sejam evacuados das cidades na região.

A televisão espanhola mostrou fontes de lava sendo lançadas, e nuvens de fumaça podiam ser vistas do outro lado da ilha.

Com informações do G1.