Alexadre de Moraes ordena que PF interrogue Weintraub; Saiba quando

Atualizado em 3 de fevereiro de 2022 às 19:51
Weintraub com cabelo grisalho, usando óculos e barba. Ele tem expressão facial de preocupação.
Depoimento deverá acontecer amanhã. Foto: Sérgio Lima / Poder 360

O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), determinou nesta quinta-feira (3) que a Polícia Federal ouça o ex-ministro da Educação Abraham Weintraub na investigação acerca de uma entrevista em que ele propaga desinformação sobre o STF. De acordo com o pedido, o depoimento foi reagendado para esta sexta (4).

No pedido, o ministro acusa Weintraub de propagar “informações falsas acerca da atuação do STF e de condutas relacionadas a um de seus membros”. No entanto, o ex-ministro havia solicitado e juntado documentos para pedir a extensão do prazo porque o seu advogado estava com Covid-19.

Leia mais:

1 – Moraes abre investigação contra Weintraub e pede que Polícia Federal ouça o ex-ministro

 

2 – PTB não lançará mais Weintraub ao governo de São Paulo; saiba o motivo

 

3 – Em guerra com Bolsonaro, Weintraub será processado por advogada do presidente

Entenda a investigação contra Weintraub

Em 24 de janeiro Moraes deu 4 dias para colher o depoimento de Weintraub. Ele também pediu que o YouTube disponibilizasse na íntegra o vídeo publicado em um canal da plataforma.

O procedimento foi aberto no dia 21 de janeiro e a investigação fazia parte do Inquérito das Fake News, mas foi desmembrada para apuração.

Em entrevista a um podcast, o ex-ministro disse “moro numa casa, num condomínio fechado, uma casa boa. Um juiz do STF estava procurando casa na região, dentro do condomínio. Viu a minha casa e falou: ‘Pô, casa bonita, hein? De quem é?’ Falaram: ‘Abraham Weintraub’. ‘Pergunta para ele se não quer vender para mim’. O que acha disso? É adequado?”.

O ex-ministro também é investigado por ataques feitos contra o STF no ano de 2020.

Participe de nosso grupo no WhatsApp clicando neste link.

Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link