Recentes análises conduzidas pelo Wall Street Journal revelam que novos usuários da rede social X/Twitter, estão sendo expostos a uma quantidade significativa de conteúdo político pró-Donald Trump.
Mesmo os perfis que foram criados para acompanhar temas apolíticos, como artesanato, esportes e culinária, têm em seus feeds um volume expressivo de postagens que questionam a integridade das próximas eleições presidenciais nos Estados Unidos e promovem candidatos republicanos.
Segundo o estudo, postagens políticas compõem quase metade do conteúdo exibido, apesar de representarem menos de um terço das postagens gerais. A análise foi realizada em cinco estados estratégicos, conhecidos por sua disputa acirrada nas eleições.
A análise aponta que, embora a campanha da vice-presidente Kamala Harris lidere em número de visualizações, as postagens pró-Trump surgem com maior frequência nos feeds dos novos usuários. Esse comportamento do algoritmo gera um viés político que pode influenciar a percepção dos eleitores, especialmente em estados-chave para as eleições.
Elon Musk declara neutralidade da plataforma, mas usuários sentem polarização
Desde que Elon Musk assumiu a rede social, ele defendeu que o X é uma plataforma neutra, apesar de seu suporte público a Trump. Contudo, a rede tem enfrentado críticas pelo conteúdo controverso e pela crescente polarização. Enquanto os republicanos veem o X como uma plataforma cada vez mais favorável à democracia, usuários de esquerda relatam sentir-se menos representados.
No X, a campanha de Kamala Harris também demonstra força, sendo capaz de viralizar conteúdo que alcança milhões de usuários, apesar do domínio dos republicanos na publicidade política da plataforma. Musk, que se destaca entre as contas recomendadas para novos perfis, vê suas postagens ganharem grande visibilidade e influência.
Conheça as redes sociais do DCM:
⚪️Facebook: https://www.facebook.com/diariodocentrodomundo
🟣Threads: https://www.threads.net/@dcm_on_line