X Brasil contraria Elon Musk e diz que vai cumprir “integralmente” ordens do STF

Atualizado em 16 de abril de 2024 às 12:24
O bilionário Elon Musk, dono do X (ex-Twitter). Foto: Gonzalo Fuentes/Reuters

A defesa do X (ex-Twitter) no Brasil contrariou o bilionário Elon Musk, dono da plataforma, e afirmou ao Supremo Tribunal Federal (STF) que vai cumprir todas as suas determinações. Em peça enviada à Corte, a empresa diz que todas as ordens “permanecem e continuarão a ser integralmente cumpridas”.

O documento foi enviado no último dia 13, momento em que o empresário ameaça descumprir as ordens judiciais do Brasil e ataca o ministro Alexandre de Moraes. Nesta segunda (15), o bilionário chegou a dizer que o magistrado exige que a rede social viole as leis do país. 

Na peça enviada ao Supremo, o X Brasil também se compromete a enviar a Moraes “quaisquer informações sobre o tema que venha a receber da X Corp., em cumprimento ao seu dever de transparência e lealdade processual”.

O ministro Alexandre de Moraes tem sido atacado por Musk, que ameaça descumprir decisões judiciais. Foto: Fellipe Sampaio /SCO/STF

Diego de Lima Gualda, advogado e cientista político, renunciou ao cargo de administrador do braço brasileiro do X em meio às ameaças de Musk de descumprir as ordens judiciais no país. O nome dele foi citado em duas decisões recentes da Corte.

Na semana passada, Moraes recusou um pedido do braço do X no Brasil para que as determinações da Justiça no país fossem enviadas à sede internacional da empresa. O magistrado alegou que a solicitação “beira a litigância de má-fé” e o “cinismo”.

Na ocasião, o X Brasil alegou que não tem controle sobre o cumprimento de decisões judiciais ou “capacidade” de interferir na administração internacional da plataforma. O braço local da empresa argumenta que não responde por ordens de bloqueio, que seriam de responsabilidade dos escritórios nos Estados Unidos e na Irlanda.

Siga nossa nova conta no X, clique neste link

Participe de nosso canal no WhatsApp, clique neste link

Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link

Caique Lima
Caique Lima, 27. Jornalista do DCM desde 2019 e amante de futebol.