X obedece Moraes e derruba perfil do senador bolsonarista Marcos do Val

Atualizado em 27 de julho de 2025 às 7:38
Marcos do Val e captura de tela da conta do senador bolsonarista no X – Foto: Reprodução

O X, rede social de Elon Musk, obedeceu a determinação do ministro do STF Alexandre de Moraes e derrubou o perfil do senador Marcos do Val (Podemos‑ES). A medida inviabiliza qualquer uso de perfis oficiais ou por terceiros associados ao parlamentar.

Na sexta-feira (25), o parlamentar bolsonarista já havia tido bloqueados o uso de chaves Pix, cartões de crédito e débito, além de suas contas bancárias.

A ação ocorreu depois que Do Val fugiu  para os Estados Unidos, mesmo com uma ordem anterior do STF que exigia a entrega dos passaportes – ele embarcou com o passaporte diplomático, que não foi entregue à Polícia Federal, como exigido.

Em nota oficial, a assessoria do senador afirmou que “não descumpriu qualquer ordem judicial ao deixar o território nacional” e que a medida determinada por Moraes se restringia ao bloqueio de redes sociais e à entrega dos passaportes.

A assessoria também alegou que o passaporte diplomático está válido até 31 de julho de 2027, e que o visto de entrada nos Estados Unidos foi renovado até 2035.

Card que aparece na última postagem do X do senador, obtida pelo DCM via VPN- Foto: Reprodução

Marcos do Val é investigado por campanha de ataques virtuais contra delegados da PF envolvidos em apurações sobre aliados do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL).

Apesar do bloqueio, ainda é possível acessar sua conta no X utilizando uma VPN. Seu perfil no Instagram também não está mais disponível.