O presidente da China, Xi Jinping, assinou nesta sexta-feira (13), uma ordem presidencial que concede medalhas nacionais e títulos honorários a 15 pessoas. A cerimônia faz parte das celebrações do 75º aniversário da fundação da República Popular da China, destacando contribuições significativas para o país.
A decisão foi tomada após votação realizada pelo Comitê Permanente da Assembleia Popular Nacional, a principal legislatura chinesa, durante uma reunião na manhã de hoje. O objetivo é reconhecer o impacto positivo dessas personalidades em diferentes áreas de atuação.
Dilma Rousseff, ex-presidente do Brasil e atual presidente do Novo Banco de Desenvolvimento, foi reconhecida com a Medalha da Amizade, honraria concedida a figuras internacionais que promovem a cooperação e amizade com a China. Esse é o maior reconhecimento que alguém de fora pode receber do país oriental.
Na listagem de condecorações chinesas, a Medalha da Amizade é descrita como algo destinado a “estrangeiros que fizeram contribuições notáveis para o esforço de modernização socialista da China, a promoção de intercâmbios e cooperação sino-estrangeira e a manutenção da paz mundial”.
Entre os homenageados, também estão quatro pessoas que receberam a prestigiada Medalha da República. Um dos destaques foi Wang Yongzhi, renomado especialista em mísseis e foguetes, além de pioneiro no programa espacial tripulado da China, que foi homenageado postumamente.
Os outros três agraciados com a Medalha da República foram Wang Zhenyi, cientista médico conhecido por suas contribuições no tratamento da leucemia; Li Zhensheng, especialista na criação de trigo; e Huang Zongde, veterano de guerra.
Por fim, dez pessoas foram agraciadas com títulos honorários nacionais, reconhecendo seu papel de destaque em diferentes áreas, contribuindo para o desenvolvimento do país.