
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva conversou por telefone com o presidente da China, Xi Jinping, nesta quinta-feira (22), segundo informou a agência estatal chinesa Xinhua. Até a última atualização, o governo brasileiro não havia divulgado posicionamento oficial sobre o contato. Com informações do G1.
De acordo com a Xinhua, Xi afirmou que Brasil e China devem aprofundar a cooperação estratégica e atuar de forma conjunta para proteger os interesses do Sul Global, defender a equidade internacional e fortalecer o papel central da Organização das Nações Unidas.
Segundo a agência chinesa, Xi declarou que os dois países compartilham responsabilidades diante de um cenário internacional marcado por instabilidade e tensões geopolíticas. O presidente defendeu a promoção de uma ordem internacional baseada no multilateralismo e no respeito ao desenvolvimento dos países emergentes.

Ainda conforme o relato, Xi afirmou que a China está disposta a “sempre ser uma boa amiga e parceira dos países da América Latina e do Caribe”. O líder chinês também disse que Pequim pretende ampliar a cooperação regional.
A China, segundo Xi, estaria disposta a promover “a cooperação mutuamente benéfica em todas as áreas” e um maior desenvolvimento das relações bilaterais com o Brasil.
A ligação ocorreu após o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, lançar o chamado “Conselho da Paz”, iniciativa apresentada como alternativa para tratar da Faixa de Gaza que recebeu críticas de setores da comunidade internacional por esvaziar o papel da ONU.