XP/Ipespe: Lula ganha com folga de todos os candidatos no 2º turno

Atualizado em 27 de maio de 2022 às 10:26
Lula

A nova pesquisa XP/Ipespe, divulgada nesta sexta-feira (27), aponta o ex-presidente Lula (PT) como favorito para vencer o segundo turno das eleições deste ano. Contra o atual chefe do Executivo, Jair Bolsonaro (PL), a diferença entre os dois é de 18 pontos percentuais.

O petista registra 53% das intenções de voto em um eventual 2º turno do pleito contra Bolsonaro, que tem 35%. De acordo com o Ipespe, “os dois pré-candidatos estão em seus níveis mais altos de apoio desde o início da medição”.

Lula também venceria o ex-ministro Ciro Gomes (PDT) com mais que o dobro de votos do cearense. Em um cenário com uma disputa entre os dois, o ex-presidente vence de lavada: 54% a 25%.

Contra a senadora Simonte Tebet (MDB), provável candidata da chamada “terceira via”, a vantagem é ainda maior. São 57% das intenções de voto para o petista, contra apenas 18% para a emedebista, que perde para todos os candidatos na segunda etapa da eleição.

Já em um segundo turno entre Ciro e Bolsonaro, o pedetista sairia vitorioso, mas a distância entre os dois ainda está dentro da margem de erro. Gomes registra 44%, contra 41% do atual mandatário da República.

O levantamento entrevistou 1.000 pessoas nos dias 23, 24 e 25 de maio. A margem de erro máxima é de 3,2 pontos percentuais.