YouTube remove mais um vídeo de Bolsonaro por fake news

Atualizado em 14 de abril de 2022 às 13:58
Bolsonaro tem vídeo removido pelo YouTube

Um vídeo do canal do presidente Jair Bolsonaro (PL) foi retirado do ar pelo YouTube Brasil nesta quarta-feira (13), segundo a Novelo Data, consultoria de monitoramento da plataforma. O motivo é a divulgação de fake news sobre fraude nas eleições presente na gravação, que foi ao ar em 12 de agosto de 2021 e é um trecho de uma entrevista do mandatário à rádio Jovem Pan Maringá.

Bolsonaro contesta a lisura das eleições em 2018 no vídeo, que ainda está no ar no Facebook e no canal da emissora. É o 35º vídeo removido do canal de Bolsonaro no YouTube por violação de alguma regra. Das 34 punições ao canal do presidente, 33 foram motivadas por fake news sobre a pandemia.

Uma nova norma, aprovada em março pela empresa, determina a remoção de vídeos com informações falsas de que as urnas eletrônicas foram hackeadas na última eleição presidencial brasileira.

Na gravação apagada pelo YouTube, o chefe do Executivo critica o então presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Luis Roberto Barroso, à frente da Corte, e faz acusações, sem provas, de fraude na urna eletrônica.

“Por que alguns parlamentares resolveram votar contra o voto impresso, baseado no quê? Se nós estamos oferecendo mais uma maneira de garantirmos a lisura por ocasião das eleições. Isso aí a gente não pode deixar de falar. Lógico que vou diminuir a pressão da minha parte, vou diminuir a pressão, sim, porque tem muita coisa a fazer pelo Brasil, mas não podemos esquecer”, afirma Bolsonaro na entrevista.

Participe de nosso grupo no WhatsApp clicando neste link

Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link

Davi Nogueira
Davi tem 25 anos, é editor e repórter do DCM, pesquisador do Datafolha e bacharel em sociologia pela FESPSP, além de guitarrista nas horas vagas.