YouTube remove mais um vídeo de Bolsonaro por fake news

Atualizado em 14 de abril de 2022 às 13:58
Bolsonaro tem vídeo removido pelo YouTube

Um vídeo do canal do presidente Jair Bolsonaro (PL) foi retirado do ar pelo YouTube Brasil nesta quarta-feira (13), segundo a Novelo Data, consultoria de monitoramento da plataforma. O motivo é a divulgação de fake news sobre fraude nas eleições presente na gravação, que foi ao ar em 12 de agosto de 2021 e é um trecho de uma entrevista do mandatário à rádio Jovem Pan Maringá.

Bolsonaro contesta a lisura das eleições em 2018 no vídeo, que ainda está no ar no Facebook e no canal da emissora. É o 35º vídeo removido do canal de Bolsonaro no YouTube por violação de alguma regra. Das 34 punições ao canal do presidente, 33 foram motivadas por fake news sobre a pandemia.

Uma nova norma, aprovada em março pela empresa, determina a remoção de vídeos com informações falsas de que as urnas eletrônicas foram hackeadas na última eleição presidencial brasileira.

Na gravação apagada pelo YouTube, o chefe do Executivo critica o então presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Luis Roberto Barroso, à frente da Corte, e faz acusações, sem provas, de fraude na urna eletrônica.

“Por que alguns parlamentares resolveram votar contra o voto impresso, baseado no quê? Se nós estamos oferecendo mais uma maneira de garantirmos a lisura por ocasião das eleições. Isso aí a gente não pode deixar de falar. Lógico que vou diminuir a pressão da minha parte, vou diminuir a pressão, sim, porque tem muita coisa a fazer pelo Brasil, mas não podemos esquecer”, afirma Bolsonaro na entrevista.

Participe de nosso grupo no WhatsApp clicando neste link

Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link