Youtuber atacado por Bolsonaro é filiado ao União Brasil e queria ser candidato

Atualizado em 19 de agosto de 2022 às 15:05
Momento em que Bolsonaro ataca youtuber após ser chamado de “tchutchuca do Centrão”
Foto: Reprodução

O youtuber Wilker Leão, atacado pelo presidente Jair Bolsonaro (PL) após chamá-lo de “tchutchuca do Centrão”, é filiado ao União Brasil e quase foi candidato pelo partido. Em 1º de abril deste ano, o influenciador comunicou aos usuários do Youtube que tentaria uma vaga na Câmara dos Deputados neste ano.

Leão queria entrar para o Legislativo para defender os direitos dos militares, especialmente de cabos e soldados, classe à qual fez parte por oito anos. Na época, ele assinou a ficha de filiação ao União Brasil no DF para se candidatar.

Na quinta-feira (18), ao encontrar Bolsonaro, o youtuber buscava respostas sobre demandas das patentes mais baixas do Exército, onde atuou. Entre os questionamentos estavam o porte de armas e o direito à carteira de identidade militar, bandeiras que seriam defendidas em sua campanha.

A candidatura de Leão, porém, foi frustrada. Ele não consta entre os candidatos listados pela Justiça Eleitoral como postulantes a cargos nesta eleição.

Em abril, quando anunciou a sua filiação ao União Brasil, Leão disse: “Vou me candidatar nessas eleições agora a deputado federal, acreditando que enquanto eleito vou ter muito mais poder para propor alterações legislativas que vão impactar a realidade de cabo e soldado”.

Segundo a coluna de Lauro Jardim, do Globo, o União Brasil no DF informou ter recebido, no último dia 10, o pedido de desfiliação de Wilker Leão, que foi repassado na sequência à Justiça Eleitoral.

Participe de nosso grupo no WhatsApp clicando neste link

Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link