Youtubers assumem discurso golpista e articulam financiamento para atos do 7 de setembro com Pix

Atualizado em 5 de setembro de 2022 às 16:02
Manifestação de bolsonaristas na avenida Paulista, em São Paulo, no Dia da Independência, em 2021
Foto: VINCENT BOSSON/FOTOARENA/ESTADÃO CONTEÚDO

Youtubers e candidatos bolsonaristas têm aderido a discursos de teor golpista, trabalhando junto a lideranças evangélicas e do agronegócio para articular o financiamento dos atos do 7 de setembro. Além de convocar a participação das Forças Armadas para assegurar “eleições limpas”, são divulgadas também chaves Pix para turbinar as manifestações a favor do presidente Jair Bolsonaro (PL), segundo o jornal O Globo.

No ano passado, o Dia da Independência foi marcado por manifestações de teor antidemocrático com participação do presidente. Este ano, com a corrida eleitoral, os grupos que pretendem ir às ruas variam entre iniciativas de apoio direto a Bolsonaro, como o aluguel de um trio elétrico pelo pastor Silas Malafaia para o discurso no Rio, até a instalação de outdoors contra ministros do Supremo Tribunal Federal (STF).

Ataques ao Judiciário nas redes são a principal estratégia de youtubers bolsonaristas que pedem apoio financeiro para os atos. Em um dos vídeos na plataforma, intitulado “Ruptura à vista” e postado na quinta-feira (1°) no Canal Ed Raposo, o apresentador cita um eventual pedido de quebra de sigilo financeiro contra Bolsonaro por conta das denúncias envolvendo compra de imóveis em dinheiro vivo pela família do presidente. Ele, então, afirma, que, se o STF decretar a medida, haverá “um momento de ruptura institucional definitiva”.

O Pix tem sido usado por bolsonaristas que querem uma estrutura maior para os atos. Alan Lopes Santana (PL), que disputa uma vaga na Assembleia Legislativa do Rio, é um dos candidatos que tem recebido doações para as manifestações. Santana apresenta um programa no canal bolsonarista no YouTube “Todo Poder Emana do Povo” e também é o favorecido na chave Pix divulgada no Canal Ed Raposo.

Os canais Vista Pátria, de Allan Frutuozo (753 mil inscritos), e Francisco Mello Oficial (126 mil) também buscam reforçar a estrutura do evento com doações via Pix.

Canais de bolsonaristas nas redes convocam para atos no 7 de setembro — Foto: Arte
Foto: Reprodução/Globo

Participe de nosso grupo no WhatsApp, clicando neste link

Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link