
A deputada federal Carla Zambelli (PL-SP) está reconsiderando seus planos de se mudar para a Itália e agora cogita permanecer nos Estados Unidos, onde pode solicitar asilo político. A informação foi confirmada pela própria parlamentar em entrevista à CNN Brasil.
“Talvez fique aqui nos EUA mesmo”, afirmou a bolsonarista.
A decisão surge após a deputada fugir do Brasil dias depois de ser condenada pelo Supremo Tribunal Federal (STF) a 10 anos de prisão. A Primeira Turma do STF considerou a parlamentar culpada pela invasão aos sistemas do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), além de outros crimes.
Inicialmente, Carla Zambelli acreditava que sua cidadania italiana poderia protegê-la de uma extradição ao Brasil, mas foi informada de que a Itália permite a extradição de seus próprios cidadãos. Casos recentes como os de Salvatore Cacciola e Henrique Pizzolato reforçam esse precedente — ambos foram extraditados após condenações em solo brasileiro.
Por outro lado, os Estados Unidos são vistos como uma alternativa mais segura para a deputada, já que o país raramente extradita cidadãos ao Brasil. De acordo com a CNN, especialistas jurídicos apontam que o tratado de extradição Brasil-EUA só se aplica a crimes específicos. Os delitos pelos quais a política foi condenada — como invasão hacker e porte ilegal de arma — não estariam entre eles.