
A ex-deputada federal Carla Zambelli teria sido vítima de agressões dentro do Complexo Penitenciário de Rebibbia, em Roma, onde está presa desde julho. As agressões durante o período de detenção foram relatadas pelo senador Magno Malta, que visitou a ex-parlamentar na unidade prisional, e confirmadas por sua defesa. As informações são do Estadão.
Segundo Malta, Zambelli teria sido agredida por outras detentas ao menos duas vezes. O senador mencionou o episódio durante o “Culto Grande Clamor pelo Brasil”, em 22 de dezembro.
A defesa confirmou os relatos de violência e informou que, diante do risco à integridade física da ex-deputada, pediu a mudança de local dentro do presídio. O pedido foi aceito, e Zambelli deixou uma cela no térreo para outra em um andar superior.
No Brasil, Zambelli foi condenada a dez anos de prisão pelo Supremo Tribunal Federal (STF) por envolvimento na invasão do sistema do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), em ação que contou com o hacker Walter Delgatti Neto. Após a condenação, deixou o país e foi presa na Itália.
Em setembro, Zambelli recebeu a visita de políticos de extrema-direita, entre eles Magno Malta, Flávio Bolsonaro, Damares Alves e Eduardo Girão (Novo-CE).
Nos vídeos divulgados nas redes sociais, os parlamentares descreveram o estado emocional de Carla Zambelli, citando tristeza, saudade da família e sensação de abandono. A defesa informou que a ex-deputada foi transferida de cela e de andar, após pedidos formais, para ampliar as condições de segurança.
Segundo o advogado, uma detenta mais antiga auxiliava na proteção de Zambelli, mas foi transferida para outra unidade prisional.
Questionado sobre o fato de não ter mencionado antes as agressões, Magno Malta afirmou que não se pronunciou porque as informações haviam sido repassadas de forma reservada.
Ele também declarou que não foram identificados indícios de lesões físicas, motivo pelo qual adotou postura mais cautelosa. Durante a visita, Zambelli relatou aos senadores que, apesar das agressões, não houve ferimentos visíveis ou escoriações.