Zambelli, Jordy, Ramagem: micareta golpista de Bolsonaro reunirá investigados pela PF

Atualizado em 25 de fevereiro de 2024 às 6:15

Convocado como um evento em defesa da democracia, a manifestação pró-Bolsonaro na Avenida Paulista reunirá indivíduos alvos da Polícia Federal suspeitos de planejar um golpe de Estado. O deputado federal Alexandre Ramagem (PL-RJ), suspeito de coordenar uma Abin paralela, estará presente, sendo apontado pela PF como líder de um grupo que utilizava equipamentos de espionagem para monitorar ilegalmente adversários de Bolsonaro.

Outro investigado presente será o deputado federal Carlos Jordy (PL-RJ), ex-líder da oposição na Câmara, acusado de ordenar o bloqueio de estradas após a derrota de Bolsonaro nas eleições. A PF encontrou mensagens de Jordy orientando manifestantes, estabelecendo diálogo com Carlos Victor de Carvalho, que, mais tarde, foi alvo de um mandado de prisão.

A deputada Carla Zambelli (PL-SP), intimada pelo STF em pleno plenário da Câmara, também estará presente. Zambelli é ré desde o ano passado por sacar uma arma e perseguir um homem, apoiador de Lula, pelas ruas de São Paulo. O deputado Filipe Barros (PL-PR), presente na reunião que serviu como justificativa para a operação da PF sobre a tentativa de golpe, também marcará presença.

A lista de participantes envolvidos em investigações poderia ser maior, incluindo ex-ministros, assessores e militares de alta patente, proibidos de se encontrarem com Bolsonaro devido ao inquérito que apura a suposta tentativa de golpe. Isso inclui o presidente do PL, Valdemar Costa Neto, e outros militares como o general Braga Netto e o general Heleno.

Alguns aliados próximos de Bolsonaro, como o governador do Rio de Janeiro, Cláudio Castro, e o vice-presidente Hamilton Mourão, não estarão presentes. Luciano Hang, empresário e apoiador de Bolsonaro, também não participará, cumprindo sua decisão de se afastar da política após o segundo turno das eleições de 2022.

Quanto aos que confirmaram presença, cinco governadores aliados de Bolsonaro, incluindo Tarcísio de Freitas, Ronaldo Caiado, Romeu Zema e Jorginho Mello, estarão na Paulista. A realização do evento foi decidida por Bolsonaro após a operação da PF, e está sendo financiada e organizada por Silas Malafaia, com a presença confirmada de Michelle Bolsonaro e outros aliados.

Participe de nosso canal no WhatsApp, clique neste link
Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link