Zambelli perde processo contra Luisa Mell: “Liberdade de expressão”

Atualizado em 26 de setembro de 2023 às 14:44
A ativista Luisa Mell e a deputada Carla Zambelli (PL-SP). Foto: Reprodução

A deputada Carla Zambelli (PL-SP) sofreu uma derrota na Justiça em processo contra a ativista Luisa Mell. A bolsonarista entrou com uma ação pedindo indenização, mas a juíza do 5º Juizado Especial Cível de Brasília, Indiara Arruda de Almeida Serra, negou a solicitação. A informação é da coluna Grande Angular no Metrópoles.

O pedido de indenização surgiu após a ativista dizer que Zambelli, que presidia a Comissão de Meio Ambiente da Câmara dos Deputados, estaria atrapalhando a aprovação do “PL Animal Não é Coisa” e que a atitude seria “canalhice”.

A magistrada, no entanto, afirmou que as críticas feitas por Luisa Mell “não são de caráter pessoal, mas sim em razão da função pública exercida pela parte autora”. Ela ainda diz que “a fiscalização e crítica por cidadãos e sociedade civil em geral é inerente ao cargo ocupado pela demandante”.

Zambelli pediu R$ 20 mil por danos morais, a exclusão da publicação que teria “conteúdo difamtório e calunioso” e uma retratação pública da ativista. Para a juíza, no entanto, não houve “um excesso desproporcional da liberdade de expressão”.

“Diante de sua própria notoriedade e exposição, por certo, não está imune a certas críticas, dada a sua própria atuação pujante no cenário público e político, à evidência que deve ter maior tolerância com certas manifestações e críticas negativas, devendo absorvê-las”, prosseguiu a juíza na decisão.

Participe de nosso grupo no WhatsApp, clique neste link

Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link

Caique Lima
Caique Lima, 27. Jornalista do DCM desde 2019 e amante de futebol.