Zanin deve ser aprovado para o STF sem dificuldade, dizem senadores

Atualizado em 30 de maio de 2023 às 11:07
O advogado Cristiano Zanin – Foto: Pedro Ladeira

Senadores afirmaram ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) que, caso o advogado Cristiano Zanin seja mesmo o indicado para o Supremo Tribunal Federal (STF), ele deve ser aprovado sem maiores dificuldades. A informação é da colunista Mônica Bergamo, do jornal Folha de S.Paulo.

Segundo os parlamentares, mesmo uma tentativa do presidente da Comissão de Constituição e Justiça, Davi Alcolumbre (União-AP), de protelar a sabatina de Zanin poderá ser contornada com facilidade.

Além disso, senadores que compõem a Comissão de Constituição e Justiça do Senado (CCJ), primeira etapa na avaliação do nome de um indicado do chefe do Executivo à vaga no STF, preveem uma tramitação mais rápida caso Zanin seja oficializado nos próximos dias, segundo Lauro Jardim, do jornal O Globo.

O advogado Cristiano Zanin e o presidente Lula – Foto: Ricardo Stuckert/Divulgação

O presidente petista comunicou ao ministro do STF Alexandre de Moraes que a indicação ao tribunal deve ser enviada por ele ao Senado ainda nesta semana. Os dois almoçaram reservadamente na semana passada. Lula, no entanto, não citou o nome do indicado.

Vale destacar que Zanin seria uma escolha pessoal de Lula, ou seja, a indicação não passaria por qualquer articulação política, nem mesmo dentro do PT. Outros cotados exigiriam do presidente mais conversa e negociação.

Os dois já tinham uma relação familiar, já que Zanin é casado com Valeska Zanin, que é afilhada de Lula e tem com ele uma relação de décadas. O advogado já vem sendo cotado como favorito para vaga de Ricardo Lewandowski, que se aposentou em abril, há meses.

Participe de nosso grupo no WhatsApp, clicando neste link
Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link