Zanin diz a Moro que não vai se declarar impedido de julgar processos da Lava Jato no STF

Atualizado em 21 de junho de 2023 às 16:02
O advogado Cristiano Zanin e o senador Sergio Moro (União-PR). Foto: Reprodução

Cristiano Zanin disse a Sergio Moro (União-PR) que não vai se declarar impedido de julgar ações da Lava Jato caso sua indicação para o Supremo Tribunal Federal (STF) seja aprovada. Ele afirma, no entanto, que não vai poder participar dos julgamentos de processos em que atuou como advogado. A declaração ocorreu durante sabatina nesta quarta (12) na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) do Senado Federal.

“Os processos em que eu funcionei como advogado, se aprovado for por esse Senado, eu não poderei vir a julgar se estiver no Supremo Tribunal Federal”, afirmou Zanin. Ele fez uma ressalva, no entanto, dizendo que é necessário “analisar os autos” antes de se declarar impedido de participar de qualquer julgamento.

“Em um passado recente, quase tudo o que funcionava em varas especializadas criminais, muitas vezes, recebia a etiqueta da Lava Jato. Isso não é, para mim, um critério para um controle jurídico, mas, sim, aquele que a lei prevê, que é analisar as partes e o conteúdo”, prossegue.

Indicado para a vaga de Ricardo Lewandowski no Supremo, Zanin passa pela sabatina hoje. Ele recebeu uma série de questionamentos de Moro, que fez 14 perguntas, sobre sua relação com o presidente Lula e outros temas relacionados ao Judiciário.

O advogado explicou sua proximidade com o petista, dizendo que tem uma “convivência bastante frequente”, negou ter sido padrinho de seu casamento e deu uma aula de direito ao ex-juiz.

Participe de nosso grupo no WhatsApp, clique neste link

Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link