Destaques

Zeca Dirceu: Paulo Guedes se mostrou “despreparado, desequilibrado e inseguro”

Publicado originalmente no Brasil de Fato

Zéca Dirceu (PT). Foto: Reprodução/ Twitter

POR IGOR CARVALHO

Um dia após o embate com o ministro da Economia, Paulo Guedes, na Comissão de Constituição e Justiça e Cidadania (CCJC) da Câmara dos Deputados, o deputado federal Zeca Dirceu (PT-PR) criticou a postura do representante do governo na audiência pública que analisava o projeto da reforma da Previdência.

“Ele se mostrou despreparado, desequilibrado e inseguro. A prova foi a irritação que ele teve comigo, a ponto de abandonar a reunião. Isso não é desrespeito comigo, é desrespeito com a Câmara dos Deputados e com a população brasileira que queria ouvi-lo”, afirmou o parlamentar.

A reunião da CCJC era a segunda oportunidade para que Guedes defendesse a reforma da Previdência, ele já havia faltado na primeira convocação da comissão, no dia 26 de março. Durante as seis horas de audiência, o ministro usou de ironia e sarcasmo para responder as perguntas de parlamentares da oposição. Quando Dirceu tomou a palavra, cobrou estudos técnicos sobre o projeto e acusou o governista de ser um “tigrão” com os idosos, agricultores e mais pobres, mas “tchutchuca” com os privilegiados do país.

Em resposta, o ministro se irritou, afirmou que “tchutchuca é a mãe, é sua avó” e abandonou a audiência pública em meio a gritaria e troca de ofensas entre deputados da situação e oposição. Os ânimos acirrados fizeram com que o presidente da CCJC, Felipe Franscischini (PSL-PR), encerrasse a reunião.

Em entrevista ao Brasil de Fato, Zeca comentou a repercussão do fato. “Gerou uma certa polêmica, mas agora eu percebo que as pessoas estão mais preocupadas em saber quem é que vai pagar a conta, do bolso de quem sairá esse R$ 1 trilhão, do que saber qual figura política é mais sutil ou é mais dura no trato com as palavras. Até porque, nesse quesito, o governo que o ministro Paulo Guedes representa, o governo Bolsonaro, não tem nada para nos ensinar, ele é grosso, preconceituoso, racista e homofóbico.”

Entre as preocupações de Dirceu, está a falta de preparo técnico de Guedes para defender o projeto na Câmara dos Deputados. De acordo com o petista, os parlamentares não saíram convencidos de que a reforma da Previdência proposta pelo governo seja adequada para o país. “O ministro não convenceu nem os deputados do PSL, que não estiveram lá ontem [quarta-feira] defendendo o ministro. Além de ter uma postura desequilibrada e infantil, ele não respondeu aos questionamentos”, encerrou.

Diario do Centro do Mundo

Disqus Comments Loading...
Share
Published by
Diario do Centro do Mundo

Recent Posts

Tragédia no RS já tem 37 mortos e 67 desaparecidos; 1,2 milhão está sem água ou luz

As recentes chuvas torrenciais que assolaram o Rio Grande do Sul esta semana resultaram em…

10 minutos ago

Ministro da Espanha sugere que Milei usa drogas e Argentina reage

Neste sábado (4), o governo da Argentina acusou o primeiro-ministro espanhol Pedro Sánchez de aplicar…

49 minutos ago

Entenda as falhas no sistema de contenção do Guaíba em Porto Alegre

O sistema de contenção das águas do Rio Guaíba, construído ao longo dos anos 70…

59 minutos ago

Sobre emergência climática e ambiental no RS. Por Rualdo Menegat

Por Prof. Dr. Rualdo Menegat Instituto de Geociências-UFRGS Devemos reconhecer, em primeiro lugar, que não…

2 horas ago

Após novas regras do TSE para as eleições, big techs racham; entenda

Após a implementação das recentes diretrizes do TSE (Tribunal Superior Eleitoral) sobre a promoção de…

2 horas ago

TikTok dá recado aos EUA após lei que o obriga ser vendido: “Não vamos recuar”

Na noite de quinta-feira (2), centenas de profissionais de marketing se reuniram no Lower East…

3 horas ago