Zelensky aceita convite de Lula para reunião em Nova York; saiba a data

Atualizado em 18 de setembro de 2023 às 13:39
O presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, e Lula. Foto: Reprodução

O presidente Lula convidou Volodymyr Zelensky para um encontro presencial em Nova York, nos Estados Unidos, na quarta (20). O líder ucraniano aceitou o convite do petista e a reunião deve ocorrer após uma agenda do brasileiro com o americano Joe Biden. A informação é do Blog da Julia Duailibi no g1.

Essa será a primeira reunião a sós entre Lula e Zelensky. Eles já conversaram por telefone em março deste ano e o ucraniano já tentou se encontrar com o petista durante a cúpula do G7 no Japão, mas problemas de agenda impediram a conversa.

O encontro deve ocorrer no Lotte Palace Hotel, local onde Lula está hospedado em Nova York. Neste domingo (17), Jaques Wagner (PT-BA), líder do governo no Senado, disse que o presidente tinha disponibilidade na agenda para a reunião e só dependia do “sim” de Zelensky.

Inicialmente, o presidente ofereceu duas datas diferentes a Zelensky: nesta segunda ou na terça (19), após a abertura da Assembleia-Geral da ONU (Organização das Nações Unidas). Lula ficará em Nova York até quinta (21) e há previsão de outras reuniões bilaterais com outros representantes de países.

Lula é defensor da criação de um grupo de nações para negociar a paz entre Rússia e Ucrânia, e já sinalizou que deve conversar sobre o tema com Zelensky. O presidente ucraniano já defendeu que o Brasil adotasse uma posição mais dura com o Kremlin.

Participe de nosso grupo no WhatsApp, clique neste link

Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link