Zelensky tinha planos de atacar a Rússia, mostram documentos secretos do Pentágono

Atualizado em 22 de maio de 2023 às 15:05
Presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky. Foto: Ina Fassbender

O presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, tinha planos para ocupar vilarejos russos e ganhar poder de barganha em relação a Moscou, bombardear oleoduto do país e buscar mísseis de longo alcance para atingir alvos dentro das fronteiras russas. As informações constam em documentos do Pentágono, que foram vazados na plataforma de mensagens Discord e obtidos pelo Washington Post.

Os registros foram obtidos por meio de interceptações de comunicações digitais e mostram deliberações de Zelensky em meio à guerra. Comandantes militares graduados do Pentágono receberam os documentos vazados e não colocaram em questão a autenticidade dos materiais.

Em reunião no fim de janeiro, o presidente ucraniano sugeriu que o país  “conduzisse ataques dentro da Rússia” e acionasse tropas dentro do território inimigo para “ocupar cidades russas não especificadas na fronteira”. O documento, marcado como “ultrassecreto”, diz que o objetivo da ofensiva seria “dar a Kiev poder de barganha em negociações com Moscou”.

No mês seguinte, em encontro com o general Valeri Zaluzhni, comandante militar da Ucrânia, Zelensky disse estar preocupado por “a Ucrânia não ter mísseis de longo alcance capazes de atingir destacamentos de soldados dentro da Rússia ou outra arma para atacá-los”. Ele sugeriu que seu país então atacasse locais em Rostov, região no oeste da Rússia, com drones.

“Zelensky sublinhou que (…) a Ucrânia deveria explodir logo o oleoduto e provavelmente destruir a indústria do húngaro Viktor Orbán, que depende pesadamente do petróleo russo”, diz documento sobre reunião em meados de fevereiro.  Autoridades de inteligência da Ucrânia relataram que o presidente estava “expressando raiva em relação à Hungria”.

Participe de nosso grupo no WhatsApp, clique neste link

Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link