Zema é reeleito governador em Minas Gerais; Cleitinho é eleito senador

Atualizado em 2 de outubro de 2022 às 21:42
Governador de Minas Gerais, Romeu Zema
Foto: Reprodução

Favorito desde o início da disputa, o governador de Minas Gerais, Romeu Zema (Novo), foi reeleito no primeiro turno das eleições, neste domingo (2). Em segundo lugar, ficou o ex-prefeito de Belo Horizonte, Alexandre Kalil (PSD), que apesar do apoio do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), não teve força suficiente para levar a disputa ao segundo turno.

Em terceiro lugar, o senador bolsonarista Carlos Viana (PL). Ele se lançou como candidato do presidente Jair Bolsonaro (PL), mas foi abandonado pelo aliado e ficou atrás de Zema e Kalil.

Desde o início da campanha eleitoral, Zema já aparecia com fortes chances de vitória no primeiro turno. Apesar do apoio de Jair Bolsonaro (PL), o governador preferiu adotar uma postura neutra em relação à corrida presidencial, diferentemente de 2018, quando deu palanque ao presidente.

Ele evitou nacionalizar a disputa em Minas em busca de evitar que a rejeição de Bolsonaro no estado afetasse seu desempenho para a reeleição. O objetivo foi não afastar o eleitor conservador nem o que vota em Lula (PT).

Além de Zema, o deputado estadual bolsonarista Cleitinho Azevedo (PSC) foi eleito senador por Minas. Em 2018, ele foi eleito deputado com mais de 115 mil votos.

Participe de nosso grupo no WhatsApp, clique neste link

Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link