Apoie o DCM

Maior revista de Ciência do mundo condena governo Bolsonaro por cortes em pesquisas

O governo Bolsonaro na revista Nature

A revista Nature é a mais importante de Ciência do mundo:

Pesquisadores do Brasil estão em pé de guerra depois que o governo do presidente Jair Bolsonaro anunciou no final do mês passado que havia congelado 42% do orçamento para o Ministério da Ciência e Tecnologia do país.

A decisão é especialmente dolorosa porque o ministério da Ciência já estava lutando com um orçamento que estava entre os mais baixos em 14 anos. O congresso do Brasil aprovou 5,1 bilhões de reais (US $ 1,45 bilhão) em 2019; O congelamento, anunciado em 29 de março, deixa o ministério com apenas 2,9 bilhões de reais pelo resto do ano.

A menos que os funcionários do governo liberem alguns dos fundos congelados, as agências, como o CNPq – principal agência brasileira de fomento à pesquisa – podem ficar sem dinheiro em julho. O governo tentou cortar o orçamento do ministério em 44% em 2017, mas restaurou parte do dinheiro no final daquele ano.

O congelamento vai paralisar o desenvolvimento científico e tecnológico do Brasil se o governo não reverter isso, disse a Academia Brasileira de Ciências e outras cinco sociedades científicas em um comunicado em 1º de abril. “Levará muitas décadas para reconstruir a capacidade científica e de inovação do país.” (…)