O engenheiro que virou o melhor comentarista de notícias do Brasil. Por Pedro Zambarda

Atualizado em 27 de janeiro de 2016 às 9:38

Captura de Tela 2016-01-26 às 23.23.42

 

Ele tem 45 anos, é engenheiro no setor de petróleo e entretém mais de 150 mil pessoas na fanpage de Facebook “Grandes Comentários da Internet”, criada em 2015.

Francisco José Espinola é praticamente um comentarista profissional de sites de notícias brasileiros que gera entre mil e duas mil curtidas por post, além de 200 compartilhamentos de pessoas rindo de suas tiradas.

Suas observações dão tanta repercussão que ele tem uma sócia, chamada Natália Targino, para cuidar de sua página e tem horário marcado para ler o noticiário, enquanto ela registra os raciocínios do humorista. Ele transformou sua brincadeira num negócio de comunicação.

A especialidade de seus comentários é o trocadilho.

Em postagens como “Cavalo romântico traz lanche para namorada”, Francisco comenta “esse é um cavaleiro”. Numa nota do G1 com o título “Carro funerário bate contra veículo, e caixão com corpo é arremessado na avenida”, ele faz uma observação pontual e hilária: “velórios e furiosos”.

Suas brincadeiras começaram numa enquete do UOL, de 25 de agosto de 2015, que trazia a pergunta “se um astronauta mata outro no espaço, ele pode ser julgado?”. Francisco mandou sua resposta genial e direta: “trata-se de um crime sem gravidade”. Desde então, nunca mais parou.

“Por vingança, jovem envia sabão feito com sua própria gordura para o ex”, dizia uma nota. Ele dispara seu comentário: “passando a limpo o fim do relacionamento”. “Com dólar a R$ 4, sonho de casa própria nos Estados Unidos fica mais longe”, afirma uma notícia de economia do Globo. Nosso comentarista faz um belo trocadilho: “tá mais longe o sonho dólar americano”.

Francisco foi eleito pelo BuzzFeed como o “melhor comentaristas de notícias do Brasil”. Ele me conta como começou.“Com essa atividade, eu criava uma válvula de escape da panela de pressão em que vivemos todos os dias. Também tento estimular uma visão crítica positiva”.

Espinola é de certa forma o “anticomentarista de portal”. “Não comento política, nem posto política na minha timeline do Face, embora esteja sempre bem informado. Política é mau humor. Quem abre os comentários dos sites da Globo com certeza sai com uma sensação ruim e desagradável”, diz. “Às vezes pode transmitir esse mau humor para suas pessoas próximas. Acho que é por isso que meus comentários fazem sucesso. É como uma flor de lótus que nasce em um pântano”.

Foram apenas cinco meses para sua fanpage chegar a 150 mil curtidas. Francisco trabalha nela quando tem folga dos embarques em plataformas da Petrobras, ou quando não está com sua família.

Para chamar atenção, ele se organiza ao longo do dia nos horários de pico dos acessos de sites de notícias, como o período da manhã e da tarde. Mas nem sempre esse método funciona. “Posso entrar na internet e comentar a primeira coisa engraçada que eu vir. Às vezes funciona”, diz.

Apreciador do escritor Carlos Castañeda e de Guimarães Rosa, Francisco Espinola se descreve como um “homem sério que utiliza a comédia para desconstruir o cotidiano”.Gosta de seriados como House e Breaking Bad, além de Simpsons, Friends, Seinfeld, Big Bang Theory e Two And a Half Men.

Com seu humor absurdo, Francisco torna a caixa de comentários e a realidade mais suportáveis.

 

Captura de Tela 2016-01-26 às 23.24.37

 

Captura de Tela 2016-01-26 às 23.24.59